Categorias Notícias

Blockchain 50: Forbes lança lista com 50 grandes empresas envolvidas com blockchain

Recentemente, por meio de sua conta no Twitter dedicada ao ramo de criptomoedas e blockchain, a Forbes anunciou o lançamento da Blockchain 50.

Trata-se de uma lista desenvolvida com a ajuda de consultores e especialistas da esfera de criptoativos que agrupa 50 grandes empresas (com capitalização mínima de US$1 bilhão) envolvidas com o desenvolvimento de projetos baseados na tecnologia blockchain.

“Apresentamos a Forbes Blockchain 50: descubra como companhias gigantes como a Maersk estão investindo pesado em blockchain.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A publicação da Forbes começa ressaltando que, apesar da baixa do mercado, as aplicações envolvendo blockchain estão tornando-se mais populares. É dado como exemplo a companhia Depository Trust & Clearing Corp (DTCC), que atua no ramo de armazenamento de dados financeiros. Ela cuida diariamente de dados referentes a 90 milhões de dólares em transações. De acordo com a Forbes, parte destes dados passarão a ser armazenados em uma blockchain personalizada e privada, chamada AxCore, dentro de poucos meses.

Por que blockchain?

Citando dados do International Data Corp, a Forbes afirma que os gastos advindos de corporações e governos no setor blockchain atingirão US$2,9 bilhões em 2019. É mencionada ainda uma pesquisa realizada pela PwC em 2018, tendo a mesma revelado que 84% das corporações entrevistadas estavam envolvidas com blockchain de alguma forma.

Por conta destes avanços, a Forbes decidiu fazer um apanhado de grandes empresas envolvidas neste setor em crescimento. É ressaltada ainda a ironia do envolvimento corporativo, uma vez que a visão destas empresas para o futuro da blockchain é diferente do que é defendido pelos precursores do movimento.

Em vez de uma rede pública mundial e descentralizada, que conecta indivíduos de forma democrática e sem intermediários, tais companhias querem criar redes privadas – lucrando sobre o aspecto centralizado das mesmas.

A lista

A lista contém três informações: o nome da empresa, a sede e qual blockchain está sendo explorada. Ela conta com nomes muito conhecidos, como Google (que está envolvido com oito redes diferentes), Mastercard, Nasdaq, Nestle, Walmart, Microsoft, Amazon e Visa.

Vale mencionar o fato curioso envolvendo a listagem do Facebook, cuja rede de blockchain é relatada como “desconhecida”.

Leia também: Lista das maiores fintechs de 2019 da Forbes diminui pela metade a quantidade de empresas de criptomoedas

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.