Categorias Notícias

BitGo lança primeiro fundo de aposentadoria totalmente voltado para criptoativos

Em meio a discussões sobre a sustentabilidade dos sistemas de previdência social em todo o mundo, uma nova opção de fundo de aposentadoria chegou ao mercado. A empresa Bitcoin IRA anunciou nesta terça-feira, 25 de junho, a criação do primeiro fundo totalmente voltado para criptoativos.

O fundo é fornecido pela Bitcoin IRA, empresa que estabeleceu uma parceria com a BitGo Trust. A nova conta de aposentadoria oferece US$100 milhões em proteção de seguro, taxas 30% menores e a capacidade de diversificar as participações em 12 criptoativos.

Como um investimento auto-dirigido, “o titular da conta ganha autoridade total, cabendo a ele nos orientar sobre quais ativos deseja manter na conta”, disse Dick Corcoran, CEO da BitGo, que deixou sua própria aposentadoria para trabalhar na criação do fundo.

“As regras são idênticas as de um fundo tradicional, a única diferença é que o fundo investe em criptoativos em vez de ações, títulos etc.”

All in nos criptoativos

IRA é a sigla em inglês para Conta de Aposentadoria Independente. Esse fundo costuma ser utilizado nos Estados Unidos por pessoas que não pagam os tradicionais 401 (k), fundos cujos valores são descontados do salário. O IRA costuma ser escolhido por quem quer planejar sua própria aposentadoria e aproveitar recursos como a possibilidade de diminuição ou isenção de impostos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Bitcoin IRA começou a oferecer contas de aposentadoria em 2016. Inicialmente, a empresa abriu mais de 5.000 IRAs mistos – carteiras com ativos tradicionais e criptoativos. Desde o lançamento, a empresa processou mais de US$300 milhões em transações de criptoativos, de acordo com seus próprios números.

O Bitcoin IRA é registrado como Administrador de Terceiros pela BitGo, por meio de sua divisão Digital de aposentadoria, criada para lidar com todas as responsabilidades administrativas, incluindo aplicativos de transferência, conformidade e monitoramento de transações.

Segurança

A BitGo protegerá esses novos títulos oferecendo armazenamento offline “mantido em um cofre seguro e com qualidade de banco off-line, localizado no estado de Dakota do Sul”. O cofre terá um protocolo claramente definido sobre quem pode acessar os ativos, disse Corcoran.

Além da segurança física, o CEO afirma que a empresa também cumprirá todas as exigências dos reguladores quanto à quantidade de capitalização e seguro para os criptoativos em custódia. Corcoran não forneceu mais detalhes, mas disse que a empresa atua como um guardião fiduciário.

O COO da Bitcoin IRA Chris Kline elogiou a empresa e mostrou confiança sobre o novo fundo.

“A BitGo é um engenheiro mestre de risco e segurança, seja para investidores institucionais ou para alguém que está iniciando sua poupança para a aposentadoria. Todo o mercado será beneficiado.”

Sobre os tipos de investidores da Bitcoin IRA, Kline os definiu como “muito diversos. Não é o típico estereótipo de investidor visto nos mercados tradicionais ”, disse ele.

Para todos os públicos

Cada geração aparentemente está interessada nos criptoativos por diferentes razões. Kline se orgulha do equilíbrio entre os investidores do sexo masculino e feminino, bem como com a distribuição geográfica de seus clientes.

“Temos clientes em todos os estados norte-americanos, exceto Nova York”, ele acrescenta, depois de fazer uma pausa para refletir sobre a exigência da BitLicense no estado.

O processo de abertura da conta é instantâneo. Mas, como a empresa “não pode automatizar a conformidade”, pode levar mais de um dia para passar pelos procedimentos de “conheça seu cliente” (KYC). Além disso, o prazo para reconhecimento dos depósitos na conta pode demorar de 10 a 15 dias, dependendo do custodiante atual do cliente.

Kline sugeriu que esses novos IRAs podem crescer exponencialmente, e são uma “solução criada a partir da era digital construída para a era digital”.

Leia também: BitGo oferecerá seguro milionário para criptoativos

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.