Categorias Notícias

Bitcoin pode ser roubado em ataque à Lightning Network, alertam pesquisadores

Dois pesquisadores do Bitcoin publicaram uma pesquisa que alerta que um ataque à rede Lightning Network (LN) pode roubar os fundos das carteiras.

Assim, segundo o estudo, intitulado “Inundações e saques: um ataque sistêmico à Lightning Network” uma vulnerabilidade permite roubar fundos bloqueados nos canais de pagamento. Os responsáveis pelo relatório foram os pesquisadores Jona Harris e Aviv Zohar, ambos da Universidade Hebraica de Israel.

Como funciona o ataque

A Bitcoin Lightning Network é uma rede que promete tornar as transações mais rápidas e baratas. Portanto, segundo os pesquisadores, a rede pode estar sujeita o congestionamento de blockchain.

Logo, quando esse congestionamento ocorre, os usuários podem não conseguir retirar seus fundos a tempo caso estejam sofrendo um ataque. E foi justamente um desses ataques que os pesquisadores analisaram.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No caso, eles avaliaram um ataque em que um invasor obriga muitas vítimas a inundar, ao mesmo tempo, a blockchain com reivindicação de fundos. Com isso, consegue alavancar o congestionamento e roubar quaisquer fundos que não foram reclamados antes do prazo.

Segundo os pesquisadores, “apenas 85 canais atacados simultaneamente são suficientes para garantir que o invasor consiga algum dinheiro (e isso pressupõe que não há outras transações de blockchain competindo por espaço – o que é uma suposição altamente otimista)”.

Além disso, não é exatamente difícil encontrar vítimas para o ataque. Isso porque o que os nós precisam fazer é basicamente aceitar uma solicitação para abrir um canal com o invasor.

“Descobrimos que uma grande maioria de nós ativos (~ 95%) está disposta a abrir um canal mediante solicitação e, portanto, é suscetível de se tornar vítima de nosso ataque”, escreveram os pesquisadores.

Técnicas de mitigação.

Sobre a possibilidade de remover a vulnerabilidade, Harris e Zohar destacam que, infelizmente, nenhuma mudança óbvia no protocolo a elimina completamente.

Eles ainda explicam que os resultados do trabalho foram compartilhados com os desenvolvedores das três principais implementações do Lightning antes da publicação.

Leia também: Novo malware ataca Windows para minerar criptomoedas

Leia também: Lendário investidor afirma que Bitcoin será apagado por governos

Leia também: Bitcoin é um porto seguro contra uma catástrofe financeira mundial, afirma Bilionário

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.