Categorias Notícias

Bitcoin pode aparecer em lei sobre lavagem de dinheiro no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criou uma comissão jurídica especificamente para tratar da revisão e atualização da Lei 9.613/1998.

A lei instituiu o crime de lavagem de dinheiro e capitais no Brasil. Ela também descreve os mecanismos de repressão a esses crimes.

O grupo é composto por 19 especialistas em Direito. Eles terão a missão de cobrir eventuais lacunas na legislação vigente.

“A participação do MPF nessa comissão permitirá contribuir para que a persecução penal dos delitos de lavagem seja aprimorada, em busca de maior eficiência, mas sem prejuízo das garantias do imputado”, afirmou o procurador Andrey Borges de Mendonça.

Lei deve incluir criptomoedas e Bitcoin

No entanto, a lei atual possui mais de 20 anos. Segundo o Procurador da República, Rodrigo de Grandis, ela precisa incluir temas como criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Precisamos adaptar a legislação às criptomoedas, por exemplo. Além disso, devemos aprofundar a discussão se o crime é permanente ou instantâneo e se todas as figuras aceitam dolo eventual.”, declarou de Grandis ao Cointelegraph Brasil.

Não é a primeira vez que se fala em regras contra lavagem de dinheiro e criptomoedas no Brasil. Em 2019, foi anunciado que as exchanges brasileiras deverão seguir regras do Grupo de Ação Financeira Internacional (FAFT, na sigla em inglês).

O objetivo das regras é justamente combater o uso das criptomoedas para lavagem de dinheiro. As plataformas nacionais terão até 2021 para adequarem-se às novas regras.

De certa forma, esse é o objetivo dos estudos feitos pelo atual grupo. Como afirmou Mendonça, o objetivo é trazer as regras brasileiras para padrões mais próximos dos praticados no exterior.

“O projeto será feito de forma que a legislação nacional esteja cada vez mais adequada aos parâmetros internacionalmente reconhecidos para a persecução desse tipo de criminalidade”, afirma Mendonça.

O anteprojeto de atualização da lei deve ser concluído em três meses.

Leia também: Crítico do Bitcoin é suspeito de facilitar sonegação de impostos

Leia também: Família de São Paulo paga R$ 2 bilhões em imposto sobre transação internacional

Leia também: Google coloca Bitcoin em primeiro lugar entre moedas mundiais

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.