Economia

Bitcoin permanece estável enquanto Fed sobe taxa de juros pela 10ª vez consecutiva

O preço do Bitcoin (BTC) permaneceu estável na faixa dos US$ 28.500 (R$142.500) nesta quarta-feira (03) após o Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed) anunciar, mais uma vez, o aumento da taxa de juros.

Em decisão unânime, o Federal Open Market Committee (FOMC), comitê do Fed, elevou os juros dos EUA em 0,25 ponto percentual, para uma faixa entre 5,00% e 5,25% ao ano. Esta é a décima vez consecutiva que há um aumento na taxa de juros desde março de 2022. Além disso, a última vez que a taxa de juros ficou acima de 5,25% ao ano foi em janeiro de 2001, quando chegou a 5,50%.

No comunicado que acompanhou o anúncio, o presidente do Fed, Jerome Powell, indicou que poderá dar uma pausa em novos ajustes. A ideia do Fed é dar mais tempo aos membros do colegiado para que possam avaliar melhor a crise nos bancos regionais e dialogar sobre o teto de gastos. Nesse sentido, especialistas acreditam que esse pode ter sido o aumento final da taxa básica de juros.

“Para mim, a chave foi a mudança de uma única palavra, dizendo que eles acreditam que determinarão se futuros aumentos são necessários. Enquanto isso, da última vez eles disseram que estão antecipando que novos aumentos de juros serão necessários”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research em Nova York à Reuters. “Com a palavra ‘determinar’ no lugar de ‘antecipar’, estão essencialmente dizendo aos mercados que o Fed está agora em pausa.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Aumento da taxa de juros e o Bitcoin

O aumento da taxa de juros pelo Fed dos EUA não tem, necessariamente, um impacto direto no preço do Bitcoin. No entanto, pode haver alguns efeitos indiretos, que dependem da forma como os investidores reagem ao aumento da taxa de juros.

Um aumento na taxa de juros pode, por exemplo, tornar investimentos tradicionais, como títulos do Tesouro dos EUA, mais atraentes para os investidores. Isso pode fazer com que os investidores retirem dinheiro de investimentos de maior risco, como o Bitcoin, para investir em ativos mais seguros.

Mas o anúncio recente não teve esse impacto. Afinal, o BTC praticamente não oscilou. De acordo com dados do CoinGecko, a maior criptomoeda do mercado viu seu preço recuar menos de 2% nas últimas 24 horas – o que não é uma variação de preço expressiva.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.