Categorias Notícias

Bitcoin.org remove software do Bitcoin para usuários do Reino Unido

Usuários do Reino Unido que acessaram o Bitcoin.org nesta sexta-feira (2) tiveram uma surpresa nada agradável. De acordo com o site, o software oficial do Bitcoin Core foi removido para download.

“Este software não está atualmente disponível para download no Reino Unido e os links de download não funcionarão se você estiver no Reino Unido”, afirma a mensagem no site.

O Bitcoin Core é o principal software para validar as transações na rede do BTC.  A remoção ocorre quatro dias após o site ter sido proibido pela justiça de armazenar o whitepaper do Bitcoin (BTC).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em 28 de junho, o matemático Craig Wright conseguiu autorização judicial para o Bitcoin.org deixar de exibir o whitepaper. Contudo, se a decisão judicial englobava apenas o documento, porque o software do Bitcoin Core também foi removido?

Dono do Bitcoin.org justifica remoção

A pergunta acima foi realizada pelo CEO da Blockstream, Adam Back, um dos principais apoiadores do BTC. Ele escreveu um tuíte marcando Cøbra, dono do Bitcoin.org, e perguntou-lhe se a medida era realmente necessária.

Segundo Cøbra, o whitepaper foi armazenado na blockchain após a série de processos movida por Wright contra sites que o armazenavam. Como o Bitcoin Core é uma forma de acessar a rede, o software poderia ser utilizado para acessar o whitepaper.

Em outras palavras, um cidadão britânico poderia fazer o download do Bitcoin Core e, por meio deste, acessar o documento.

Este acesso indireto é um pouco mais complicado de fazer, mas não é impossível. De fato, Back ressaltou para Cøbra o exagero da medida. “Você retirou o download do software porque é um arquivo que contém o software, dados p2p, e que inclui o whitepaper? Cara, na real!”, exclamou Back.

Seja como for, Cøbra preferiu não arriscar e também removeu o acesso ao Bitcoin Core. “Não tenho permissão para distribuir o whitepaper no Bitcoin.org ou “de qualquer outra forma”. Temos que seguir a lei’, disse.

Risco de prisão e atraso na litigação

Para o dono do Bitcoin.org, este foi o preço a pagar não apenas para manter o site ativo no Reino Unido, como também para manter sua liberdade. Se o whitepaper for acessado por alguma maneira ligada ao site, as consequências pode ser bastante duras.

Em primeiro lugar, todo o conteúdo poderá ser removido da internet britânica, enquanto os envolvidos com o site podem pegar até dois anos de cadeira se entrarem no Reino Unido.

Aparentemente, o processo contra Wright abalou Cøbra. Mesmo com o desfecho final, ele afirma que o litígio está sendo atrasado de propósito com o objetivo de prejudicá-lo. Por isso, Cøbra afirmou que pretende deixar o Twitter de lado por um tempo. A retirada do Bitcoin Core pode ter sido o canto do cisne na terra da rainha.

Leia também: Mineração de Bitcoin usa mais energia renovável que EUA e União Europeia

Leia também: 4 estratégias do trader de criptomoedas que saiu do zero para R$ 5 milhões

Leia também: 10 ações mais recomendadas para julho por especialistas

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.