Categorias Notícias

Bitcoin é consistência em tempos inconsistentes, diz Forbes

O cenário atual de uma pandemia global do Covid-19 fez o mercado tradicional registrar quedas históricas e o Bitcoin não ficou de fora dessa desvalorização massiva, já que o valor do ativo caiu praticamente pela metade na última semana. Apesar disso, em um artigo publicado nesta terça-feira, dia 17 de março, a Revista Forbes afirmou que o tempo do Bitcoin é agora, destacando que o “Bitcoin é, independentemente de sua extrema volatilidade dos preços, consistência em tempos inconsistentes”.

O artigo abordou o “primeiro grande teste” pelo qual o Bitcoin está passando e destacou que o ativo falhou “espetacularmente” em funcionar como reserva de valor durante uma queda maior do mercado. Entretanto, conforme observou a Forbes, o sucesso do ativo está em sua escassez digital em uma época de dinheiro de helicóptero [ferramenta de política monetária que os bancos centrais usam para estimular as economias], flexibilização quantitativa (QE) e recorde de baixas taxas de juros.

Esses estímulos foram observados quando o Banco Central dos Estados Unidos (Fed), no início desta semana, reduziu as taxas de juros para quase zero e injetou US$ 1 trilhão para tentar proteger a economia dos Estados Unidos do colapso que o coronavírus vem provocando no mundo. Outras economias mundiais seguiram o exemplo. No entanto, a ação não surtiu muito efeito, já que a Dow Jones, por exemplo, sofreu seu terceiro pior dia de todos os tempos. 

Esta estratégia não agrada muitos economistas tradicionais que afirmam ser mais difícil remover o sistema e provocar uma inflação a longo prazo. Um conhecido da comunidade de criptomoedas, Anthony Pompliano, foi um dos críticos desse dinheiro de helicóptero. Conforme relatou o CriptoFácil, ele afirmou que os bancos centrais estão prestes a imprimir dinheiro fiduciário durante o halving do Bitcoin e completou no Twitter:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os EUA estão prestes a ficar viciados nesse dinheiro de helicóptero muito rápido.”

Bitcoin mais forte

Neste cenário de crise, o cofundador e diretor-gerente da empresa de investimentos em blockchain KR1, Keld van Schreven disparou:

“O Bitcoin foi criado para esses eventos. Bitcoin, Ether e outras redes de criptomoedas não precisam de resgate ou QE. Eles só precisam de um punhado de servidores para executar, verificar e concluir transações. Bitcoin, Ether e outras criptomoedas eliminaram o elo mais fraco (EUA). Isso apenas torna mais forte.”

O artigo da Forbes ainda ressaltou que, independente de seu preço, o Bitcoin não pode ser impulsionado por bancos centrais ou pelo governo. Apenas o aumento da demanda é capaz de suportar seu preço.

“Mais bitcoin não pode ser impresso ou colado a partir de uma área de transferência. Bitcoin é, independentemente de sua extrema volatilidade dos preços, consistência em tempos inconsistentes.”

Leia também: Baleias “acordam” e transferem mais de 107 mil Bitcoins para exchanges

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.