Categorias Mercado

Binance perde 16% de market share após processo da CFTC

No mês passado, a Binance ficou sob fogo regulatório com a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC) abrindo um processo por suposta violação dos regulamentos de derivativos. Como resultado, a exchange tem perdido participação no mercado de criptomoedas.

De acordo com a empresa de análise de blockchain Kaiko, a participação de mercado da Binance caiu 16% em uma semana. Na semana passada, a exchange detinha 70% de todo o volume do mercado, mas esse número caiu para 54%. Por outro lado, a exchange Upbit foi a única que registrou aumento na participação de mercado.

Embora o número seja elevado, esta perda diz respeito apenas ao mercado à vista. No mercado futuro, a Binance permanece resiliente, pois perdeu apenas 2% de participação. O que mostra que essa queda não tem tanto a ver com o caso da CFTC, mas sim com outros fatores.

Outro problema é um boato que circulou na segunda-feira (3) de que o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, estaria na mira da Interpol. A mensagem afirma que a polícia internacional emitiu um “alerta vermelho” contra CZ, transformando-o em um procurado da justiça.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O fim das isenções

O primeiro fator que levou à queda de participação da Binance tem a ver com mudanças internas na exchange. A principal delas foi o fim da negociação à vista com taxa zero.

Durante algum tempo, a Binance isentou seus clientes de pagarem taxas em diversos pares de criptomedas, incluindo os mais negociados do mercado. Só que a empresa mudou essa política e decidiu voltar a cobrar as taxas no mercado

E desde o colapso da FTX em novembro, a Binance ganhou participação de mercado significativa de mercado. Depois de novembro de 2022, a participação de mercado da Binance saltou de 50% para 65%. Muitos desses clientes vieram por causa da quebra da FTX, mas também pelas taxas gratuitas.

Agora que a cobrança voltou, os clientes da Binance provavelmente estão mudando para outras plataformas com taxas mais competitivas. De acordo com a Kaiko, esse movimento explica a maior parte da migração de volume.

Além disso, a Upbit possui taxas relativamente competitivas em comparação com outras plataformas, o que também explicaria o crescimento da participação da empresa.

CZ enfrentará aviso da Interpol?

Na segunda-feira (3), circulou um boato no mercado cripto de que CZ poderia receber um “Aviso Vermelho da Interpol”. Esse boato começou com um tuíte de um usuário chamado Cobie, famoso por relatar fatos na comunidade.

Cobie mostrou uma suposta mensagem criptografada que indica para a existência dessa ordem. A Binance não se posicionou sobre o caso de imediato, mas o boato foi suficiente para causar tremores no mercado.

Ainda na segunda-feira, após o surgimento do boato, tanto a BNB quanto o Bitcoin (BTC) sofreram correções imediatas. 

Conforme o boato se espalhava, a Binance respondeu. O diretor de estratégia da empresa, Patrick Hillmann, emitiu um esclarecimento em seu Twitter, acrescentando que o boato não é verdadeiro. Hillman não negou diretamente, mas deu a entender que o boato é falso.

“Uma das duas coisas é verdade: 1. É besteira 2. Um agente da lei está vazando ilegalmente elementos de um arquivo de caso. Minha aposta é a número 1″, disse.

A exchange de criptomoedas Binance esteve na encruzilhada de uma forte ação regulatória recentemente nos EUA. Mas a Binance não está sozinha. Outros grandes concorrentes como a Coinbase também enfrentaram uma ação regulatória semelhante nas últimas semanas.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.