Economia

Barry Silbert deixa cargo de CEO da Grayscale antes de decisão sobre ETFs

A Grayscale Investments anunciou que Barry Silbert renunciou ao cargo de presidente da gestora. Silbert ficará no cargo até 31 de dezembro, quando será substituído por Mark Shifke.

Shikfe, diretor financeiro do Digital Currency Group (DCG), controlador da gestora, substituirá Silbert a partir de 1º de janeiro. Mark Murphy, presidente do DCG, também renunciou ao conselho. No entanto, a gestora não informou a razão das mudanças, que ocorreu a pouco mais de 15 dias antes da possível aprovação do ETF de Bitcoin (BTC) da empresa.

A SEC atrasou vários pedidos de ETF, incluindo os de Grayscale, BlackRock, Ark 21shares, VanEck e Hashdex. Esses pedidos estão na mesa do presidente da SEC, Gary Gensler. O mercado espera a decisão sobre o primeiro pedido, o da Ark Invest, que deve vir em 10 de janeiro.

Problemas envolvendo gestora Grayscale

O DCG, dono da Grayscale, não teve vida fácil nos últimos meses. Em outubro, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, processou o grupo por supostamente fraudar mais de 230 mil investidores, incluindo pelo menos 29 mil de Nova York. No processo, a procuradoria acusa a gestora de provocar danos de mais de US$ 1 bilhão.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

James também acusou Silbert de enganar o público ao tentar esconder pesadas perdas. Tanto DCG quanto Silbert rejeitaram as acusações.

Matt Kummell, vice-presidente sênior de operações da DCG, e Edward McGee, CFO da Grayscale, também fazem parte do conselho.

“Alinhados com o compromisso da Grayscale com o crescimento responsável, temos o prazer de receber Mark Shifke, Matt Kummell e Edward McGee no conselho de administração da Grayscale. A gestora e nossos investidores se beneficiarão de suas respectivas experiências nos setores de serviços financeiros e gestão de ativos enquanto nos preparamos para o próximo capítulo da Grayscale”, disse um porta-voz da gestora.

Por fim, a Grayscale disse que a mudança não vai alterar o compromisso da gestora com a aprovação dos seus ETFs. Além do BTC, a Grayscale também possui um pedido de ETF de Ether (ETH) que está sob a análise da SEC.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.