Categorias Notícias

Banco da Rússia concede primeiro empréstimo com criptomoedas

Pela primeira vez, criptomoedas foram usadas em um empréstimo bancário concedido na Rússia.

No início desta semana, o banco Expobank concedeu um empréstimo usando o token Waves como garantia.

Para Tanzila Yandieva, gerente do departamento jurídico do banco, a transação “é inovadora tanto na área jurídica quanto para a comunidade bancária”.

Waves

O empréstimo foi concedido ao empresário Mikhail Uspensky, que afirmou que, no mercado de criptomoedas já existem opções de crédito na área de finanças descentralizadas (DeFi).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, Alexander Zhuravlev, sócio do escritório de advocacia EDR, que atuou como consultor na negociação, destacou que, para a concessão do referido empréstimo, era necessário qualificar devidamente os tokens da plataforma Waves.

Desta forma, o advogado disse que os criptoativos são considerados “outra propriedade”, de acordo com o artigo 18 do Código Civil da Federação Russa. Portanto, dentro desta classificação, não haveria restrição para a realização do empréstimo.

Russia

Yuri Brisov, o fundador da empresa jurídica LFCS, que também acompanhou a transação, destacou que um tabelião participou dela como depositário dos tokens Waves.

Então, isso permitiu que os ativos fossem transferidos para o controle do Expobank, afirmou o advogado.

“Os tokens Waves são totalmente legais na Rússia”, disse ele, acrescentando que os criptoativos ainda não podem ser usados ​​como meio de pagamento.

Ativos digitais

Embora a Rússia tenha legalizado o Bitcoin com o Digital Financial Assets Act (DFA), ela proibiu seu uso como método de pagamento para a aquisição de bens ou serviços.

Isso porque a lei encara o Bitcoin e as criptomoedas como “um conjunto de dados eletrônicos que pode ser adaptado a investimentos.”

Já o Waves e outras criptomoedas são consideradas pelo DFA na categoria de “ativos digitais”, que inclui moedas atreladas ao dólar, como Tether, tokens Ethereum ERC-20 e outros tokens.

Logo, de acordo com a lei, os ativos digitais são “um direito a uma reclamação monetária ou um instrumento para exercer um direito sobre determinados valores mobiliários ou ações”. Sendo assim, podem ser usados ​​como garantia de pagamento.

Leia também: Criptomoedas são meio de pagamento barato, rápido e seguro, diz presidente do Bacen

Leia também: Confira os cinco criptoativos que mais se valorizaram durante a semana

Leia também: Criptomoedas serão pauta da Semana Mundial do Investidor 2020

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.