Economia

Banco do Brasil permite pagamento de impostos com criptomoedas

O Banco do Brasil, um dos maiores bancos do país, anunciou que passou a aceitar o pagamento de impostos com criptomoedas. Isso significa que os contribuintes poderão usar moedas digitais como Bitcoin e Ether para pagar guias de tributos, taxas, obrigações, por exemplo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Banco do Brasil e a startup com foco em blockchain Bitfy.

Esta é uma importante notícia para a comunidade de criptomoedas no Brasil. Afinal, abre as portas para uma nova forma de pagamento de impostos e torna o processo mais fácil e conveniente para os contribuintes. A decisão do Banco do Brasil de aceitar criptomoedas como meio de pagamento parece ser uma resposta à crescente demanda por moedas digitais no Brasil e no mundo.

Conforme o anúncio, a Bifty passará a atuar como parceira do banco nessa iniciativa que tem investimentos de fundos do Programa de Corporate Venture Capital do Banco do Brasil. O programa realiza investimentos em empresas iniciantes.

A startup oferecerá serviços que permitem aos parceiros (instituições financeiras, fintechs, entre outros) oferecer o pagamento de guias de tributos, taxas e obrigações por meio de convênios firmados pelo BB com a União, governos locais e concessionárias de serviços públicos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como pagar impostos com criptomoedas?

De acordo com o anúncio, o meio de pagamento ainda é exclusivo para os usuários do aplicativo Bifty. Na prática, a função será semelhante ao pagamento de um boleto com código de barras. Ou seja, o cliente só precisa selecionar as criptomoedas com as quais deseja pagar o imposto, escanear o código de barras ou digitar a sequência de números. Em seguida, é só conferir todas as informações do tributo para validação. Por fim, basta concluir o pagamento.

A solução da Bitfy converte o valor em cripto em reais instantaneamente e a liquidação também é imediata. Conforme destacou o Banco do Brasil, a experiência é segura tanto para os cidadãos quanto para o ente público. O pagamento do tributo ocorre sem a necessidade de novos convênios ou mudanças na forma de receber os tributos.

Além de BTC e ETH, é possível pagar os impostos com Decentraland (MANA), Chainlink (LINK), XRP, Axie Infinity (AXS), Solana (SOL), e outras altcoins.

De acordo com o fundador e CEO da Bitfy, Lucas Schoch, a parceria permite ampliar o uso e o acesso ao ecossistema de ativos digitais com abrangência nacional e com o selo de segurança e confiabilidade do Banco do Brasil.

Já o Banco do Brasil disse que a solução posiciona o banco na vanguarda de tecnologias modernas e eficientes. Ao mesmo tempo, leva mais comodidade aos clientes, que agora têm mais uma opção para pagar os seus tributos.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.