Categorias Notícias

Banco Central Europeu reforça que pode emitir moeda digital para facilitar e baratear pagamentos

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a afirmar poderá emitir sua própria moeda digital caso o setor privado não consegua tornar os pagamentos internacionais mais rápidos e baratos.

“Se os esforços da indústria financeira não conseguirem desenvolver uma solução de pagamento pan-europeia inovadora e eficiente, a necessidade social dela poderia ser atendida com a emissão de uma CBDC (moeda digital do banco central)”, disse o BCE em um documento publicado nesta quarta-feira, 04 de dezembro.

No documento, o BCE afirmou que continuará a pesquisar os benefícios de uma moeda digital e poderá emitir a sua própria CBDC, apontando um “declínio no uso do dinheiro” como um dos sinais que podem levar à essa medida.

“Sinais de um futuro declínio no uso de dinheiro podem ser um catalisador na aceleração dos esforços do banco central na área do CBDC”, afirmou o BCE.

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis afirmou que sua equipe planeja lançar um sistema pan-europeu de pagamentos instantâneos até o final de 2021. A Europa já possui um sistema de pagamentos instantâneos chamado TIPS, mas os bancos têm demorado a aderir e não teve um impacto significativo até agora.

A Associação de Bancos da Alemanha, um grupo de lobby com mais de 200 bancos comerciais privados, também pediu a criação de um “euro digital” e uma plataforma pan-europeia comum de pagamentos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao mesmo tempo, o BCE deseja que as empresas privadas continuem explorando e construindo soluções para pagamentos de varejo mais eficientes na zona do euro.

“O BCE apoia totalmente as iniciativas privadas que estão trabalhando em direção a uma solução de pagamento pan-europeia para pontos de venda e pagamentos on-line.”

Conforme relatado pelo CriptoFácil em setembro, o executivo do BCE Benoit Coeure afirmou que o banco planeja a criação de uma moeda digital que possa competir especialmente com stablecoins e outras moedas privadas, citando especificamente o caso da Libra do Facebook. A forte resistência da União Europeia com a Libra, aliás, foi o grande catalisador das pesquisas sobre moeda digital feitas pela instituição.

Leia também: Banco Central da Europa alerta que stablecoins podem sofrer com incertezas regulatórias

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.