Categorias Notícias

Banco Central da Lituânia lança criptomoeda que também é “impressa” construída na blockchain da NEM

O Bank of Lithuania , o banco central do País, anunciou a emissão de uma edição limitada de uma criptomoeda comemorativa nacional, a LBCoin, que será também a primeira criptomoeda física do mundo já que cada versão digital também ganhará uma versão impressa do ativo.

Segundo o anuncio do banco os tokens LBCoin são construídos usando a blockchain da NEM e poderão ser transferidos para wallets que suportam contratos inteligentes construídos com esta tecnologia. Além disso, o Bank of Lithuania fornecerá serviços de wallet para o criptoativo. No entanto, cada LBCoin também ganhará uma versão física que poderá ser retirada ou comprada nos pontos de venda designados pela instituição.

No caso da LBCoin versão impressa, a moeda será quadrada, lembrando um cartão e será feita toda de prata. Como a intenção do Bank of Lithuania é construir uma criptomoeda comemorativa, cada detalhe tem um significado, por exemplo, o valor fixo da moeda é estimado em 19,18 Euros, uma referência ao ano em que a Lituânia declarou independência da Rússia.

Na moeda física da LBCoin também haverá uma imagem digitalizada do Conselho da Lituânia, sendo que a imagem é composta por mais de 36.500 pixels – quase o mesmo número de dias que se passaram desde a emissão do Ato de Independência, até a data do lançamento do projeto comemorativo que deve ser feito ainda no primeiro semestre do ano, destacou o Bank of Lithuania.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, mostrando uma união entre o mundo físico e o digital, o Bank destacou ainda que a bandeira da Lituânia, no verso da moeda, apresenta o Hino Nacional do país escrito em código binário. O design também possui um código QR vinculado à loja virtual onde os tokens digitais serão vendidos. O banco tem como objetivo emitir 24.000 LBCoins.

__

Ainda segundo o Bank of Lithuania o LBCoin faz parte de “um experimento controlado (…) um teste in vitro de vários aspectos práticos relevantes para a discussão mais ampla do CBDC”. O banco também está trabalhando em uma sandbox tecnológica baseada em blockchain chamada LBChain. No sandbox, as empresas internacionais de fintech vão concorrer pelo direito de testar suas ofertas nas instituições financeiras da Lituânia. Até o momento, seis empresas de três países fizeram inscrição para o sandbox.

Leia também: Vitalik Buterin defende sistemas de segurança mais amigáveis para carteiras de criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.