Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Vitalik Buterin defende sistemas de segurança mais amigáveis para carteiras de criptomoedas

  • Por Gino Matos
  • - 20/01/2020
  • às 15:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Vitalik Buterin defende sistemas de segurança mais amigáveis para carteiras de criptomoedas

Após o crítico do Bitcoin Peter Schiff anunciar no Twitter a perda de seus Bitcoins por um “erro da carteira”, Vitalik Buterin utilizou a rede social no dia 19 de janeiro para criticar aqueles que foram duros com Schiff, alegando que ele deveria tomar conta das próprias posses. Segundo o cocriador do Ethereum, medidas de segurança mais amigáveis ao usuário podem e devem ser criadas para carteiras de criptomoedas.

Assustando os vovôs

Para grande parte dos entusiastas de criptomoedas no Twitter, a série de publicações de Peter Schiff são uma propaganda contra o Bitcoin. Ao suscitar uma “dificuldade” para lidar com soluções tecnológicas que boa parte das pessoas mais velhas possa ter, Schiff supostamente estaria afastando esse público dos criptoativos.

Contudo, não para pessoas como Vitalik Buterin e Anthony Pompliano, tendo este se oferecido para ajudar Schiff a recuperar seus Bitcoins. Já Buterin, por meio do seu perfil no Twitter, repreendeu aqueles que disseram “bem feito” e afirmaram que o entusiasta do ouro deveria prestar atenção nos procedimentos envolvendo criptomoedas.

Disappointed at people replying to this with "crypto is what it is, it's your job to be super-careful and write down backup seeds in three places". We can and should create better wallet tech to make security easier.

Eg. here's a social recovery ERC WIP: https://t.co/tuSbHhXKgd https://t.co/hCBAJKbK41

— vitalik.eth (@VitalikButerin) January 20, 2020

“Desapontado com as pessoas respondendo Schiff com ‘criptomoeda é isso aí, é seu trabalho ser super cuidadoso e anotar as palavras de recuperação em três lugares diferentes’. Nós podemos e devemos criar tecnologias melhores para tornar a segurança mais simples. Por exemplo, aqui tem uma proposta de recuperação social.”

Nos comentários da publicação, usuários do Twitter continuaram discordando e afirmando que Schiff deveria ser mais atento. O usuário Bitlord comentou:

That’s rubbish.

He was explicitly given clear instructions of how to take care of it and the wallet he used (BRD) gives perfectly clear walk through tutorials on backup and security.

It’s plain and simple: He’s a lazy and careless baboon having nobody to blame but himself

— (MOON) BITLORD (@Crypto_Bitlord) January 20, 2020

“Isso é besteira. Ele recebeu instruções claras sobre como cuidar dos seus criptoativos e a carteira que ele utiliza (BRD) dá um passo a passo claro sobre backup e segurança. É simples: ele é um cara preguiçoso e descuidado, e o único culpado por perder os fundos é ele mesmo.”

Contudo, algumas pessoas defenderam o ponto de Buterin, como o usuário DeFi Dude:

Imagine convincing someone who's never had a bank account to write down these 12/24 random words, because they control literally every aspect of their bank account.

Ha. We can definitely do better.

— DeFi Dude ? (defidude.eth) (@DeFiDude) January 20, 2020

“Imagino convencer alguém que nunca teve uma conta bancária a escrever essas 12/24 palavras aleatórias, porque elas controlam literalmente todos os aspectos da conta bancária. Ha, nós definitivamente conseguimos fazer melhor do que isso.”

Recuperação Social

O procedimento de Recuperação Social, mencionado por Buterin, é uma EIP (proposta de melhoria) da rede Ethereum. Ela permite que uma lista privada de endereços Ethereum autorize um pedido de proteção que somente usuários secretos têm ciência.

Contudo, por trazer o fator humano às transações com criptomoedas, a Recuperação Social não está livre de falhas. As principais falhas apontadas são o conluio, que pode ocorrer se usuários souberem que são parte de um grupo de recuperação, possibilitando um “ataque de recuperação” coordenado; ataque focado, quando um agente externo tenta descobrir os membros de uma lista de recuperação e ataca os pontos mais fracos para executar um ataque de recuperação.

Além disso, há também o ataque de “exposição geral”, quando um agente infecta uma grande base de usuários e tem acesso a diversas identidades por trás de carteiras. Desta forma, apesar de ser uma possibilidade, a Recuperação Social está longe de ser uma alternativa livre de falhas.

Leia também: Fórum Econômico Mundial poderá criar “carta de direitos” focada na tecnologia blockchain

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.