Categorias Notícias

Banco central da Alemanha conclui teste de blockchain com sucesso

O Deutsche Bundesbank, o banco central da Alemanha, e a Deutsche Börse, dona da Bolsa de Valores de Frankfurt, completaram um processo de blockchain que buscava investigar o potencial da tecnologia na liquidação de títulos.

Segundo a Coindesk, ambos anunciaram em comunicado coletivo na última quinta-feira, 25 de outubro, que dois protótipos de blockchain construídos de acordo com suas especificações “suportaram” com sucesso a liquidação de transações com títulos, pagamentos (incluindo juros) e pagamentos de títulos no vencimento.

O projeto começou em março de 2016, quando ambas partes lançaram o BLOCKBASTER (projeto de pesquisa de tecnologia de assentamento baseado em blockchain) – destinado a criar “um protótipo conceitual” para o sistema blockchain para transferir e liquidar títulos e moeda fiduciária.

Os protótipos foram desenvolvidos no Hyperledger Fabric e na plataforma blockchain criada pela Digital Asset (DA), que também está trabalhando com a Comissão de Valores Mobiliários da Austrália para substituir seu sistema CHESS em 2020.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com o comunicado, os testes mostraram que os protótipos são capazes de facilitar a “operação produtiva de uma infraestrutura realista do mercado financeiro”. Atualizações recentes de ambas plataformas blockchain podem melhorar ainda mais o desempenho, se integrado, acrescenta.

“Os testes mostraram que a tecnologia blockchain é uma base adequada para aplicações no campo de liquidação e outras infraestruturas financeiras”, disse Berthold Kracke, CEO da Clearstream Banking e chefe da Clearstream Global Operations no Deutsche Börse Group.

Burkhard Balz, membro do conselho executivo do Deutsche Bundesbank, acrescentou que as empresas esperam que o desenvolvimento continue em ritmo acelerado, e que elas enxergam “potencial em usá-lo para aplicações de alto volume”.

Ele adicionou:

“A abordagem de uma arquitetura autorizada, que leva em conta as exigências do setor financeiro desde o início, provou ser a correta.”

Leia também: Sistema em blockchain na Argentina registra documento falso com dados do Coronavírus

Leia também: Banco Central do Camboja anuncia lançamento de moeda digital

Leia também: Banco Central da Argentina apoia o Bitcoin

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.