Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Banco Central do Camboja anuncia lançamento de moeda digital

  • Por Lorena Amaro
  • - 31/01/2020
  • às 20:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Banco Central do Camboja anuncia lançamento de moeda digital

O Banco Nacional do Camboja (NBC, na sigla em inglês) anunciou que lançará de forma oficial o “Projeto Bakong” nos próximos meses. Trata-se de uma plataforma de transferência de dinheiro ponto a ponto (p2p) baseada em tecnologia blockchain que possui uma CBDC (sigla em inglês para moeda digital emitida por um banco central). 

Segundo informou a diretora-geral do NBC Chea Serey, ao jornal local The Phnom Phn Post no dia 27 de janeiro, o projeto já conta com o apoio de 11 bancos e a expectativa é que muitos outros juntem-se em breve. 

O Projeto Bakong, chamado por Serey de “gateway de pagamento nacional para o Camboja”, foi lançado em caráter experimental em julho de 2019 e, conforme afirmou, estará operando ainda no atual trimestre fiscal. 

“Bakong desempenhará um papel central ao colocar todos os participantes no espaço de pagamento no Camboja sob a mesma plataforma, facilitando o pagamento final dos usuários finais, independentemente das instituições com as quais eles negociem”, explicou Serey. “Eventualmente, esperamos permitir o pagamento além-fronteiras através do sistema Bakong”, completou.

O presidente do Banco Comercial Phnom Penh (PPCBank) Shin Chang Moo disse que banco sediado na capital cambojana já está nos estágios finais de implementação do sistema em todas as agências.

“Demorou um pouco mais do que o esperado, porque estávamos garantindo que o sistema seja o mais útil e conveniente possível para os usuários. Vamos oferecer o serviço assim que for lançado”, afirmou.

Além disso, Chang Moo também disse que o Bakong é mais barato e mais conveniente que os métodos convencionais de pagamento e transferência, como cartões de crédito e débito e plataformas móveis.

Sistema apoiado por autoridades fiscais

Ainda segundo ele, diferentemente da maioria das criptomoedas, que são descentralizadas, Bakong é um sistema fechado apoiado por autoridades bancárias, o que inviabiliza a possibilidade de especulação. Todas as transações serão feitas em tempo real com os registros armazenados com segurança no NBC, disse ele.

Sobre a possibilidade do Bakong tomar para si fatias do mercado dos bancos tradicionais, Moo afirmou que, a curto prazo, é possível. Entretanto, por tratar-se de um setor relativamente imaturo em termos de número de provedores e usuários de serviços, o Bakong acabará criando um ecossistema financeiramente inclusivo dos quais todos os interessados ​​no setor possam se beneficiar. 

“A sociedade financeira internacional está conhecendo Bakong e muitos outros bancos centrais ao redor do mundo provavelmente seguirão o exemplo”, finalizou.

Leia também: Detalhes sobre a moeda digital da China são divulgados

Leia também: Banco Central da Argentina cria solução com RSK para gerenciamento de débitos não autorizados

Leia também: Banco central da Alemanha conclui teste de blockchain com sucesso

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.