Tecnologia

Avalanche e Chainlink são usadas em transações bancárias na Austrália e Nova Zelândia

A Australia and New Zealand Banking Group (ANZ) e a Chainlink Labs revelaram os frutos de uma colaboração recente que visava unir as redes blockchain Avalanche e Ethereum para soluções de liquidação on-chain.

Utilizando uma solução de interoperabilidade fornecida pela Chainlink, conhecida como protocolo de interoperabilidade cross-chain (CCIP), a ANZ demonstrou como os clientes poderão acessar, negociar e liquidar ativos tokenizados em diferentes redes e moedas de forma integrada.

Através do CCIP, a ANZ simulou a aquisição de ativos tokenizados na rede Ethereum com preço denominado em uma stablecoin, realizando a iniciação e a liquidação das transações na Avalanche em outra stablecoin.

O cerne dessa iniciativa reside no conceito de “Entrega vs. Pagamento (DvP)” – um protocolo padrão de liquidação para transações de títulos. Ao tokenizar ativos e pagamentos na mesma infraestrutura blockchain, a ANZ poderia potencialmente modernizar processos tradicionais de DvP e garantir uma liquidação atômica, sem intermediários.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O CCIP da Chainlink desempenhou um papel crucial na simplificação da complexidade blockchain na transferência de ativos tokenizados entre diferentes blockchains e na garantia do DvP atômico cross-chain”, disse Lee Ross, líder de domínio de tecnologia na ANZ.

Avalanche e Chainlink

Nesta simulação específica, um cliente da ANZ utilizou o portal de serviços de ativos digitais (DAS) do banco para adquirir uma stablecoin do dólar neozelandês emitida pela ANZ e tokenizada (NZ$DC) via Avalanche.

Na rede Ethereum, o cliente então comprou ativos australianos tokenizados como NFTs e denominados em stablecoins do dólar australiano emitidas pela ANZ (A$DC).

Segundo o anúncio, a ANZ utilizou sua própria Subnet Avalanche Evergreen para garantir compatibilidade com a máquina virtual Ethereum (EVM), permissões e um token de gás personalizado.

A colaboração entre ANZ, Chainlink e Avalanche destaca a crescente convergência entre finanças tradicionais e finanças descentralizadas (DeFi) dentro do ecossistema de ativos tokenizados. Com serviços bancários prestados a mais de 8,5 milhões de clientes de varejo e institucionais em quase 30 mercados, a ANZ se posiciona na vanguarda dessa transformação.

Em fevereiro, o banco de investimentos e provedor de serviços financeiros americano Citigroup uniu forças com a Ava Labs – desenvolvedora da rede Avalanche – para realizar uma prova de conceito visando a tokenização de fundos de private equity via blockchain Avalanche.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.