Mercado

Atualização do Ethereum estimula crescimento de tokens de liquid staking

Os tokens de staking líquidos (LSTs) estão se destacando nos últimos meses, à medida que a indústria cripto se prepara para uma atualização aguardada no Ethereum na segunda metade do ano, apelidada de Cancun-Deneb, ou Dencun.

Esta atualização, planejada para o último trimestre de 2023, introduzirá um mecanismo chamado “transações de transporte de blob”.

Provedores de staking líquidos, como a Lido, têm ganhado destaque, mostrando a preferência dos usuários por maior liquidez e flexibilidade em suas atividades de staking, de acordo com a empresa de análise de blockchain, Glassnode.

Consequentemente, protocolos e ativos ligados ao ETH em staking estão gerando ganhos significativos em comparação com outros principais ativos digitais do mercado nesta semana.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por exemplo, o token de governança do Lido DAO (LDO) apresentou um salto de aproximadamente 11% e 24% em períodos de uma e duas semanas, respectivamente. Da mesma forma, o token de governança do ecossistema Frax, Frax Share (FXS) – responsável pelo frxETH – e o pool de staking conhecido como Rocket Pool (RPL) também registraram aumento de 11% e 2,4% na semana passada.

Até agora, as plataformas e protocolos LST acumularam cerca de US$ 20 bilhões em valor total bloqueado, o que representa cerca de 10,3 milhões de ETH, conforme dados da DeFiLlama.

A Lido, em particular, conquistou uma parte significativa do mercado, com cerca de 7,5 milhões de ETH em staking em sua plataforma, representando cerca de 77% do mercado total de ETH em staking, de acordo com os dados da Nansen.

Ethereum e tokens de staking

A atualização de Cancun tem o potencial de impulsionar o crescimento do staking líquido. A futura atualização do Ethereum se concentrará no EIP-4844 (também conhecido como proto-dank sharding), que permitiria que “blobs” maiores de dados fossem transmitidos aos nós do Ethereum por um período limitado, em vez de hospedá-los permanentemente no layer 1.

Após a atualização, os sequenciadores de Layer 2 podem esperar margens de lucro consideravelmente mais altas. Isso porque os custos de dados do layer 1 devem diminuir substancialmente, de acordo com o analista da Delphi, Joo Kian.

Após o hard fork de Shanghai, o ambiente de staking do Ethereum sofreu uma mudança significativa. A atualização, que introduziu a capacidade de retirar ETH em staking, desencadeou um aumento nos depósitos de staking, enquanto a demanda por saques foi mínima.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.