Categorias Notícias

Associação brasileira lança índice de preço do Bitcoin no Brasil

Nesta quarta-feira, 31 de outubro, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lançará, no auditório da Faculdade Getúlio Vargas, em São Paulo, uma nova métrica para calcular o valor “real” do Bitcoin no Brasil, o índice de preços XBTC/BLR. Pelo fato da Associação ser composta por grandes exchanges do mercado, é possível que o índice vire “tendência” e passe a ser referência para o mercado que hoje carece de um índice confiável.

Em uma entrevista ao Criptomoedas Fácil, Luiz Calado, presidente da ABCripto, já havia adiantado o tema e como ele enxerga a importância desta iniciativa que, antes de ser lançada, foi aberta à consulta pública da comunidade.

“Quanto ao índice, seu objetivo é desenvolver e aplicar uma metodologia de cálculo que resulte no preço de referência da performance e volume da unidade de Bitcoin em reais ao longo do tempo. Para isso, a proposta da ABCripto é utilizar informações das principais empresas que negociam o par BTC/BRL em suas plataformas e disponibilizar o índice e seu histórico para uso público”, destacou Calado.

No índice serão utilizados, como referência, a performance de preço e volume do Bitcoin (BTC) negociado nas principais exchanges de criptoativos que possuem o par BTC/BRL disponível em suas plataforma, no entanto, não foram ainda anunciados os nomes de exchanges serão “referência”. Apesar das principais exchanges fornecerem também serviços de negociação em balcão (OTC), o valor e volume negociado neste tipo de negócio não serão incorporados na referência do preço.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O cálculo será feito considerando a média ponderada do volume e último preço negociado nas principais exchanges de criptoativos”, afirma Douglas Junior, membro da ABCripto que participou do desenvolvimento do índice.

“A composição inicial do Índice de Preço Bitcoin será feita com as exchanges associadas à ABCripto e a atualização do cálculo do Índice de Preço BTC-BRL será realizada a cada 15 segundos”, completa Junior.

Como comentado anteriormente, o lançamento será feito nesta quarta-feira, 31 de outubro, às 19h, na Faculdade Getúlio Vargas, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.