Categorias Notícias

Assinaturas Schnorr são propostas oficialmente como melhoria para o Bitcoin

A proposta de Taproot / Schnorr foi oficialmente colocada para votação na forma de Propostas de Melhorias do Bitcoin (BIP, na sigla em inglês). Trata-se de um passo importante para uma atualização na rede que promete ser tão revolucionária quanto o SegWit, implementado em 2017.

Na quinta-feira, 23 de janeiro, o desenvolvedor do Bitcoin Core Peter Wuille anunciou em seu Twitter que a proposta de soft fork da rede está disponível para análise através dos BIPs 340, 341 e 342.

Sobre o Schnorr

O Taproot foi introduzido pela primeira vez pelo desenvolvedor do Bitcoin Core, Greg Maxwell, em janeiro de 2018, e formalizado por outro desenvolvedor do Bitcoin Core, Pieter Wuille, em maio. A ideia é lançar a proposta por meio de um soft fork (uma atualização que não rompe com a cadeia original da blockchain), exatamente como foi feito no SegWit.

A expectativa é de que o Schnorr, caso seja aprovado, traga um recurso de privacidade muito necessário ao protocolo do Bitcoin, fazendo todas as transações – seja um pagamento simples entre duas partes, a abertura ou o fechamento de um canal da Lightning Network ou um sofisticado sistema de contratos inteligentes – terem a mesma aparência para observadores externos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O projeto terminou recentemente sua fase de feedback dos desenvolvedores. Em 16 de janeiro, Wuille abriu uma solicitação de solicitação para os BIPs, descrevendo as regras do censo e a operação básica da carteira da proposta.

Os BIPs em si não significam aprovação final, enfatizou Wuille, mas apenas mostram que os autores do projeto estão de acordo geral com a comunidade em relação ao idioma da proposta.

“Observe que a atribuição de números BIP não é nenhum tipo de carimbo de aprovação; significa apenas que o processo foi seguido (o que inclui uma certa quantidade de discussão pública) ”, disse.

“Nesse caso, acredito que nós (os autores) esperamos solicitar números até que a proposta e os artigos estejam razoavelmente maduros”, acrescentou. “Exceto questões significativas encontradas na revisão (que continuam sendo bem-vindas, é claro), acho que não pretendemos fazer mais mudanças semânticas.”

Próximos passos

As próximas etapas são a implementação do protocolo e a ativação dos BIPs na rede.

Agora que há números de BIP para a proposta, espera-se que Wuille abra em breve uma solicitação de implementação de referência do projeto, como ele sinalizou anteriormente, o que provavelmente trará outra rodada de revisões.

“Se tudo correr bem, e estiver claro que o Taproot, conforme proposto, é o que o ecossistema está disposto a adotar, ele será aprovado, e começará a discussão sobre como ativá-lo na rede. Se isso também der certo, será publicado um lançamento com a ativação e, se, e quando, as condições para ativá-lo forem atendidas, ele finalmente rodará na rede”, explicou Wuille

Wuille deixou claro que a linha do tempo exata do lançamento do soft fork está agora nas mãos do ecossistema. “As etapas posteriores desse processo dependem mais do ecossistema do que de mim ou dos outros colaboradores”, disse.

Leia também: Mineradores de Bitcoin Cash propõem taxa de 12,5% para financiar infraestrutura da criptomoeda

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.