Economia

ARK Invest registra primeiro pedido de ETF spot de Ethereum (ETH)

Depois de solicitar a abertura de um ETF à vista de Bitcoin (BTC), a gestora ARK Invest decidiu ir além e inovar. Junto com a 21Shares, a gestora de Cathie Wood solicitou aprovação regulatória para um novo ETF à vista, só que agora de Ethereum (ETH). Ou seja, um ETF que compraria diretamente a segunda maior criptomoeda do mercado.

De acordo com um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) na quarta-feira (6), o pedido é o primeiro desse tipo para o ETH. Outras gestoras já solicitaram a abertura de ETFs de ETH antes, mas apenas para um fundo exposto a contratos futuros da criptomoeda.

Intitulado Ark 21Shares Ethereum, o novo fundo quer comprar diretamente ETH no mercado para lastrear suas cotas. As gestoras escolheram a Coinbase Custody Trust Company, subsidiária da Coinbase, como agente de custódia. Essa é a mesma empresa que a ARK selecionou como custodiante dos BTC em seu pedido de ETH.

No entanto, a notícia positiva não ajudou a valorizar os preços das criptomoedas. O ETH, por exemplo, abriu o dia em queda de 0,4%, valendo US$ 1.627. Já o BTC se manteve estável na região de US$ 25.700, visto que a SEC adiou a resposta ao pedido de ETF da ARK.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Com o arquivamento, a SEC tem 45 dias para dar uma resposta sobre o ETF de ETH. Ou seja, a decisão deve ser promulgada até a segunda quinzena de outubro. A SEC também pode adiar a aprovação ou recusa por mais 45 dias. Dessa forma, o resultado do pedido de ETH deve chegar pouco depois das decisões sobre os ETFs de BTC.

Lista de pedidos de ETFs

O pedido segue uma série de pedidos para um ETF à vista de BTC, incluindo uma tentativa conjunta da Ark e 21Shares. A SEC adiou na semana passada a decisão sobre sete pedidos de ETF que estão na mesa do regulador.

O pedido também vem antes do que se espera ser a aprovação do primeiro ETF de ETH baseado em futuros. Conforme noticiou o CriptoFácil, mais de uma dezena de empresas entraram com pedido para lançar esses ETFs, incluindo Volatility Shares, Bitwise, Roundhill e ProShares. A SEC deve proferir sua decisão até meados de outubro.

A indústria provavelmente pressionará por mais ETFs de criptomoedas, encorajada pela recente vitória judicial da Grayscale contra a SEC, disse a corretora Bernstein em um relatório no mês passado.

Um ETF à vista de ETH será um dos principais concorrentes, disse o relatório, dada sua estrutura de mercado semelhante ao BTC, com futuros negociados ativamente e mercados à vista na Chicago Mercantile Exchange (CME), um importante mercado regulamentado para investidores institucionais.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.