A Binance teve que ampliar para a Bélgica a suspensão da negociação de criptomoedas com foco em privacidade. O anúncio, feito aos usuários da plataforma no país, ocorre cerca de três meses depois de a exchange de criptomoedas deslistar moedas de privacidade em outros países da Europa.
No comunicado aos usuários, a exchange explicou que a decisão está em linha com seu compromisso com a conformidade. Sendo assim, a partir de 21 de setembro os residentes na Bélgica não poderão mais comprar ou negociar Monero (XMR), MobileCoin (MOB), Firo (FIRO) e Horizen (ZEN).
“Como uma exchange de criptomoedas na Europa, temos que seguir os regulamentos da UE que exigem que as exchanges sejam capazes de monitorar totalmente as transações de moedas listadas em nossa plataforma, que as seguintes moedas de privacidade não suportam: XMR, MOB, FIRO, ZEN”, disse a Binance.
Conforme explicou a exchange, em 21 de setembro de 2023, a Binance vai bloquear todas as negociações e depósitos à vista envolvendo as moedas de privacidade em questão. Além disso, vai fechar automaticamente todas as ordens spot abertas. Após a data, os usuários ainda poderão fazer retiradas das moedas de privacidade.
Binance deslista moedas de privacidade
As moedas de privacidade representam uma categoria de criptomoedas que têm o objetivo de assegurar o anonimato nas transações. Elas empregam tecnologias como provas de conhecimento zero a fim de ocultar informações das transações. Isso torna a identificação do remetente, do destinatário e dos valores um processo consideravelmente mais complexo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em junho, a Binance retirou moedas de privacidade na França, Itália, Polônia e Espanha. A mudança mais recente na Bélgica ocorre depois que a Binance disse na semana passada que atenderá usuários belgas por meio de sua entidade na Polônia. Dessa forma, as regras da Polônia passam a se aplicar também aos usuários belgas.
A União Europeia tem abordado constantemente as preocupações de lavagem de dinheiro envolvendo transações com criptomoedas anônimas. Além disso, está considerando novos regulamentos que poderiam proibir moedas de privacidade.