Mercado

Aprovação de um ETF de Bitcoin spot nos EUA pode ocorrer próximo ao halving

Os ETFs de Bitcoin spot (à vista) estão prestes a impulsionar a demanda pelo BTC no mercado spot, de acordo com a Bernstein Research. Essa dinâmica irá atrair fluxos tanto de investidores varejistas quanto institucionais, e a aprovação de um ETF de Bitcoin pode marcar o início de um novo ciclo no mundo das criptomoedas.

O prazo final para aprovações da maioria das solicitações está próximo do quarto halving do Bitcoin, agendado para ocorrer em abril de 2024.

Ao longo da história, os halvings do Bitcoin têm sido eventos-chave que marcam o início de novos ciclos no ativo. Contudo, analistas da Bernstein Research afirmaram que a aprovação de um ETF de Bitcoin pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tem o potencial de impulsionar um novo ciclo para a criptomoeda.

O time de analistas liderado por Gautam Chhugani acredita que o interesse de gestores de ativos globais em ETFs de Bitcoin no mercado spot e possíveis mecanismos para abordar as objeções da SEC aumentaram a probabilidade de uma aprovação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

ETF de Bitcoin spot

A equipe de pesquisa espera que o mercado de ETFs de Bitcoin atinja 10% do valor de mercado do BTC em dois a três anos. Um novo ciclo de criptomoeda normalmente é marcado por uma entrada fresca de recursos de investidores no mercado spot e traders institucionais, além de um aumento significativo no valor de mercado do ativo.

A Bernstein espera por essas mudanças no Bitcoin e acredita que elas provavelmente ocorrerão após a aprovação de um ETF Spot de Bitcoin pelo regulador dos EUA.

O timing é crucial, visto que os prazos são definidos alguns meses antes do quarto halving do BTC. Na sexta-feira, a SEC prorrogou a análise do pedido da Ark 21Shares, com prazos iminentes para VanEck, Fidelity Investments e Valkyrie.

A Bernstein afirmou que o capital necessário para impulsionar um novo ciclo de criptomoeda viria do suprimento de stablecoins, tokenização de ativos tradicionais, tokenização de infraestrutura nativa de criptomoedas e ETFs.

Em 2023, os ativos on-chain têm permanecido em uma faixa de US$ 40 bilhões e a circulação de stablecoins está em torno de US$ 120 bilhões. Já o analista de criptomoedas @CryptoJelleNL acredita que um atraso nas aprovações é provável, mas uma rejeição completa parece pouco provável no cenário atual.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.