Categorias Notícias

Aplicativo em blockchain da empresa responsável pelo WeChat já está inserido no cotidiano dos chineses

Em 10 de agosto de 2018, na China, foi lançado o projeto de faturas eletrônicas usando blockchain na cidade de Shenzhen, o polo tecnológico do país, em parceria com a Tencent, empresa que controla o WeChat, o gigante aplicativo de mensagens usado na China, principal concorrente do WhatsApp. Agora, um ano depois do lançamento, em uma apresentação chamada “Shenzhen Blockchain Electronic Invoice First Anniversary”, o Shenzhen Taxation Bureau divulgou dados mais recentes sobre o projeto, revelando que blockchain e pagamentos são uma realidade inserida no cotidiano dos chineses.

Segundo os dados mais de 5.910.000 de faturas registradas em blockchain foram abertas no período, sendo que a cadeia de blocos foi usada para registrar o pagamento de, em média, 44 mil faturas por dia. No total, mais de 39 milhões de yuan, ou mais de R$22 milhões de contas foram pagas usando o sistema, um avanço impressionante e talvez a primeira aplicação de blockchain governamental inserida totalmente no cotidiano da população.

Em 18 de março deste ano, a função de faturas eletrônicas com blockchain, após ser inserida em restaurantes e cadeias de supermercados na China, foi conectada às estações do metrô de Shenzhen e também em táxis, ônibus do aeroporto, etc. De acordo com as estatísticas do Shenzhen Taxation Bureau, desde o lançamento, as faturas eletrônicas com blockchain já cobriram mais de 113 indústrias detalhadas, incluindo transporte público, serviços de estacionamento, varejistas, serviços de Internet, finanças, etc, com 5.308 empreendimentos registrados.

Fang Zhizhen,membro da equipe do Departamento de Tributação Municipal de Shenzhen, também introduziu que o projeto de faturas eletrônicas com blockchain está gradualmente atingindo a “fatura de ativos e valor de dados”. O relatório destaca que a partir da experiência do usuário, as faturas eletrônicas com blockchain melhoram a eficiência do faturamento e do reembolso, atingindo o nível de “auto-serviço completo por celular”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Shenzhen Li Wei, vice-diretor do Departamento de Receita Federal, também disse na reunião que o sistema baseado em blockchain ainda não representa um valor tão alto em termos de pagamentos, mas que depois do sucesso ele será estendido para mais indústrias e depois que o desenvolvimento estiver maduro, “faremos uma promoção em grande escala e, no futuro, daremos prioridade a implementação geral”, disse.

Leia também: Gigante de pagamentos chinesa afirma que não tem planos de seguir o Facebook e emitir criptomoeda própria

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.