Categorias Notícias

Apenas 0,023% das carteiras de Bitcoin detêm mais de 50% de todas unidades da criptomoeda

Uma recente pesquisa divulgada pelo grupo de análise especializado em blockchain PARSIQ revelou que o Bitcoin também reflete o sistema econômico tradicional no que refere-se à concentração de riqueza. Segundo os dados divulgados, apenas 0,023% das carteiras de Bitcoin existentes detêm mais de 50% de toda a riqueza em BTC.

A pesquisa também analisou a concentração de riqueza em outras criptomoedas como Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash e Litecoin e os resultados foram os mesmos, concentração de riqueza na mão de poucos detentores.

Na sequência da divulgação dos dados, entusiastas alegaram que o resultado não pode ser levado em consideração pois engloba também os endereços de exchanges e outros custodiantes, que, pela natureza de seu negócio, detêm grande parcela dos Bitcoins do mercado. Entretanto, a empresa alegou que mesmo retirando os endereços associados às exchanges, o resultado seria o mesmo.

“Mesmo quando tiramos os endereços enormes de propriedade das exchanges de nossa análise, a concentração de riqueza ainda é muito alta, muito maior do que a riqueza global. Neste clube exclusivo da elite das criptomoedas, as exchanges são apenas uma parte minoritária”, disse à agência de notícias CCN Andre Kalinowski.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, reforçando a afirmação comum na indústria de criptoativos “Not your keys, not your Bitcoins”, que indica que se você não possui sua chave privada, você não possui qualquer Bitcoin, Kalinowski disse que as exchange devem ser consideradas entre os grandes detentores de riqueza em criptomoedas justamente por controlarem as chaves privadas dos usuários.

“Ao contrário dos bancos, que são segurados contra roubos e hacks, as exchanges controlam efetivamente seus ativos, uma vez que elas possuem as chaves privadas e há pouco recurso real se seus criptoativos são perdidos. Então, realmente eu diria, são as pessoas que possuem Bitcoin, deixem em exchanges, são eles que têm o controle final de quaisquer ativos depositados lá.”

Os dados do gráfico do PARSIQ mostram que desde o início do Bitcoin, houve uma concentração de riqueza, embora esta concentração seja imensamente menor do que no caso de outras grandes criptomoedas como Litecoin e Ripple.

“Criptomoedas são um jogo de soma zero, se alguém ganhar, então significa que alguém perde – embora não devamos ter medo disso, porque é o mesmo que ocorre nos mercados financeiros. Acreditamos que a verdadeira ameaça é a falta de transparência e responsabilidade no mercado de criptomoedas – que as chamadas ‘baleias’ podem manipular o mercado em seu benefício sem que ninguém saiba”, argumentou Kalinowski.

Leia também: Baleias movimentam mais de 70 mil Bitcoins em menos de 10 minutos

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.