Categorias Notícias

Andreas Antonopoulos diz que Facebook venderá dados financeiros de usuários

Andreas Antonopoulos, uma das maiores figuras do ecossistema e autor do livro Mastering Bitcoin, demonstrou sua preocupação com a perspectiva do Facebook lançar uma criptomoeda própria. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Youtube, Antonopoulos declarou que acredita que a rede social acabará vendendo os dados financeiros de seus usuários.

“Eles aplicarão vigilância a todas as suas transações, vendendo esses dados para centenas de várias… empresas comerciais e agências de inteligência, regimes totalitários e [entidades] assim. O Facebook venderá os dados financeiros dos dissidentes aos ditadores que caçam e matam pessoas. Porque é assim que funciona quando o assunto são moedas fiduciárias”, disse.

Antonopoulos ainda afirmou que não é novidade o interesse de instituições pelo lançamento de criptomoedas, afinal elas já operam com “dinheiro virtual”.

“Eles são centralizados, censuráveis, limitados, controlados, [autorizados] e sistemas fechados… que têm as mesmas características de decreto, mas são simplesmente digitais. Adivinha? Nós já temos um decreto digital. Todos os bancos operam principalmente com autorização digital. Cerca de 92% da oferta monetária no mundo é digital, sem equivalente físico em dinheiro”, declarou.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, isso não tem nada a ver com criptomoedas e tampouco os lançamentos do Facebook ou outras empresas terá qualquer relação e, provavelmente, serão apenas uma forma de Paypal.

“O Facebook não produzirá uma moeda que seja resistente à censura, aberta, descentralizada, neutra ou sem fronteiras. Não será semelhante a qualquer criptomoeda. Eles vão recriar o mundo dos dólares digitais, assim como o PayPal e o Venmo, etc. Eles estarão competindo contra outros bancos. Nada disso compete contra criptomoedas. A diferença com relação as criptomoedas é a liberdade. Dinheiro aberto, neutro, descentralizado, sem fronteiras e resistente a censura para o mundo inteiro, sem discriminação, identificação ou controle. Nenhuma dessas características pode ser oferecida por essas moedas”, declarou.

Leia também: Andreas Antonopoulos diz que o Bitcoin surgiu para criar um mundo mais justo e inclusivo

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.