Notícias

Andreas Antonopoulos acredita que criptomoeda do Facebook nunca competirá com o Bitcoin

No dia 18 de junho, o usuário do Twitter Crypto Meme Central compartilhou um trecho de uma palestra do proeminente entusiasta das criptomoedas Andreas M. Antonopoulos. A palestra continha o título de “Medindo o Sucesso: Valor ou Princípio”, e foi realizada em julho de 2018.

No trecho apresentado pelo usuário do Twitter, Antonopoulos fala exatamente sobre a possibilidade do Facebook lançar sua própria criptomoeda, conforme ocorreu esta semana. No trecho, o autor do livro “The Internet of Money” afirma:

“Digamos que o Facebook lance sua própria criptomoeda. […] Você olha para ela e faz as cinco perguntas básicas: ela é neutra? Ela é aberta? Ela é sem fronteiras? Ela é descentralizada? Ela é resistente à censura? As respostas são não, não, não, não e não.

Ela é fechada, tem fronteiras, é controlada por jurisdições, ela não é neutra, ela é absolutamente centralizada e ela tem censura. Nós não preenchemos os requisitos de uma blockchain aberta com os quais nos importamos.

A criptomoeda do Facebook será maior do que o Bitcoin. Mas ser a maior criptomoeda não vale nada se, para conseguir isso, você sacrifica ser uma criptomoeda livre. Se você sacrifica liberdade, descentralização e neutralidade para se tornar a maior, tudo que você fez foi replicar o estado vigente.

[…] É importante deixar claro qual é a medida do sucesso, e tal medida é a liberdade.”

“Libra coin será maior do que o Bitcoin. Mas isso não importa, depende de como nós definimos o sucesso do Bitcoin. Deixei um vídeo curto de um discurso de Andreas Antonopoulos sobre a moeda do Facebook.”

De acordo com o trecho da palestra de Antonopoulos, apesar do Facebook possuir uma base com mais de 2 bilhões de usuários a ser aproveitada para sua criptomoeda, isso não importa para definir o sucesso de uma criptomoeda. Em uma publicação em seu Twitter feita também no dia 18 de junho, ele afirma:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A Libra do Facebook é uma blockchain real? Não.

Ela competirá com o Bitcoin e outras blockchains realmente abertas? Nunca.”

Antonopoulos completou em outra publicação que os competidores da rede Libra serão as figuras do modelo monetário atual: os bancos.

“Embora a Libra do Facebook não compita diretamente com qualquer blockchain aberta, pública, permissionada, sem fronteiras, neutra e resistente a censura, ela competirá contra banco e bancos centrais. Isso será divertido de assistir.”

Observando o posicionamento de Antonopoulos para as criptomoedas, o fato da Libra ser amplamente adotada não importa. Inclusive, de acordo com uma recente análise da Binance publicada pelo CriptoFácil, a criptomoeda do Facebook tem o potencial de aumentar o reconhecimento do público sobre criptoativos e aumentar o volume do mercado.

Portanto, conforme Antonopoulos e outras figuras da esfera dos criptoativos defendem, ainda que a Libra seja amplamente adotada, o Bitcoin sai beneficiado de qualquer forma.

Leia também: Analista diz que criptomoeda do Facebook pode tornar-se maior que o Bitcoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.