Categorias Notícias

Amazon obtém patentes para soluções de criptografia e armazenamento distribuído de dados

A gigante do varejo eletrônico Amazon obteve duas patentes relacionadas a métodos para proteger a integridade de assinaturas digitais e melhorar o armazenamento distribuído de dados. As duas patentes foram publicadas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO, na sigla em inglês), nesta terça-feira, 13 de novembro.

O primeiro documento de patente, apresentado pela primeira vez em abril deste ano, descreve um método de “delegação de assinatura” para “proteger a integridade de assinaturas digitais e comunicações criptografadas”, permitindo a geração, distribuição, validação e revogação de uma única vez de chaves criptográficas.

No sistema proposto, essas chaves são organizadas no que é conhecido na criptografia como uma estrutura “Árvore de Merkle”, que é uma árvore binária de hashes construída de baixo para cima.

Como destaca a agência de notícias Cointelegraph, as Árvores de Merkle são uma “parte fundamental” dos sistemas blockchain, pois permitem que um grande volume de dados seja verificado de forma eficiente e segura.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A Raiz de Merkle resume todos os dados nas transações relacionadas e é armazenada no cabeçalho do bloco. Mantém a integridade dos dados. Se um único detalhe em qualquer uma das transações ou a ordem das transações mudar, o mesmo acontece com a Raiz. Usar uma Árvore de Merkle permite um teste rápido e simples de saber se uma transação específica está incluída no conjunto ou não”, afirmou a postagem.

Já a segunda patente da Amazon é bem mais antiga. Divulgada recentemente, ela foi arquivada em meados de dezembro de 2015, e refere-se a questões relativas ao armazenamento distribuído de dados.

O arquivamento da Amazon propõe uma “técnica de codificação de grade”, usando grupos de “fragmentos” coletados, em que cada fragmento representa uma distribuição lógica de itens de dados armazenados em uma determinada grade. O registro da patente sugere que esse método pode ajudar a minimizar a redundância de armazenamento, permitindo a máxima disponibilidade, durabilidade e meios de recuperação.

Notavelmente, várias startups de tecnologia, como Filecoin, Sia, Storj e Swarm, tentaram resolver problemas semelhantes com o armazenamento de dados distribuídos usando a tecnologia blockchain muitas vezes combinada com soluções de armazenamento em nuvem.

Além de buscar a blockchain, a criptografia e distribuir patentes relacionadas ao armazenamento de dados para expandir seu arsenal tecnológico, a Amazon também solicitou invenções específicas para criptomoedas. Em abril, a Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da empresa, lançou uma plataforma para permitir que clientes lancem redes baseadas em blockchain utilizando os protocolos do Ethereum ou Hyperledger Fabric.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.