Notícias

Alibaba registra patente no Brasil para sistema de transações em blockchain

A edição da Revista da Propriedade Industrial publicada nesta terça-feira, 10 de março, revelou um registro feito pela gigante chinesa do e-commerce Alibaba no Brasil. A solução registrada e de patente já concedida, a Ant Unicorn, diz respeito a “seguros”, “negócios financeiros” e “negócios monetários”.

Dentre as diversas aplicações da Ant Unicorn, uma delas é um sistema de transações financeiras baseado em blockchain.

Ant Unicorn no Brasil

A solução Ant Unicorn possui diversas funcionalidades, conforme se extrai de seu registro. Logo no início são mencionados serviços imobiliários, transações financeiras, serviços de cartão de crédito, processamento de faturas, além de fornecimento de seguros para as transações.

A Ant Unicorn versa ainda sobre pagamentos eletrônicos, avaliação de imóveis e todo um universo de negociações imobiliárias dentro da solução, como cobrança de aluguel, administração e consultoria imobiliária.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por meio de uma leitura do registro, é possível afirmar que o Ant Unicorn é uma espécie de “super app” que mistura transações, seguros e o ramo de imóveis. Isso inclui até mesmo investimentos por meio do aplicativo, de forma semelhante como é possível realizar tais transações com o aplicativo do Banco Inter.

Emissão de cartões, pagamento de faturas das mais diversas – como gás, água, luz, dentre outros serviços – e recarga de celular são só algumas das funcionalidades embutidas na solução.

Então, um dos trechos começa a tratar sobre corretagem de moedas e transferência de fundos:

“SERVIÇOS DE TRANSFERÊNCIA DE MOEDA ESTRANGEIRA; CÂMBIO DE MOEDA ESTRANGEIRA; COMERCIALIZAÇÃO DE MOEDA; NEGOCIAÇÃO DE MOEDA; CORRETAGEM DE MOEDA; TRANSAÇÕES FINANCEIRAS VIA BLOCKCHAIN;”

Fora as já diversas funcionalidades, o Ant Unicorn também tem um programa de caridade e preocupação com o meio ambiente, que se baseia em créditos de carbono. O registro menciona que serão feitas doações para reduzir a emissão de carbono na atmosfera.

O registro volta a mencionar blockchain quando fala da possibilidade da Ant Unicorn fornecer serviços bancários:

“FORNECIMENTO DE EMPRÉSTIMOS; CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS TEMPORÁRIOS; TRANSAÇÕES FINANCEIRAS VIA BLOCKCHAIN;”

Apesar da concessão do registro, não é certo quando ou se o Ant Unicorn será implementado no Brasil.

Leia também: Iniciativa brasileira de blockchain recebe financiamento para incentivar produção sustentável

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.