Colunistas

Afinal, o que são os investidores institucionais?

Os investidores institucionais são investidores de grande porte com uma grande influência na movimentação do mercado financeiro.

Eles são caracterizados como pessoas jurídicas, ou seja, organizações bem estruturadas e com um imenso poder aquisitivo.

Essas organizações possuem poder suficiente para quebrar um mercado inteiro com facilidade, chegando a uma quantidade de capital acumulado que ultrapassa o de vários países com facilidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como eles ganham dinheiro?

As organizações aplicam altos valores em nome de um grupo de interessados, grupo esse que normalmente é formado por pessoas ou por outras empresas.

A finalidade dos investimentos normalmente varia entre: investir em grandes projetos de infraestrutura, garantir a aposentadoria das pessoas que aplicarem naquele fundo e comprar participações em empresas.

Então, enquanto o investidor individual, como eu e você, investe valores menores para si mesmo, os investidores institucionais investem quantias enormes em função de outras pessoas ou empresas.

Vale lembrar que por operarem com grandes quantias os investidores institucionais estão sempre em busca de liquidez em seus investimentos.

Usando a tecnologia de robôs de alta frequência, eles conseguem realizar milhares de ordens pequenas separadas em pequenos lotes feitas por esses robôs, e assim eles proveem liquidez e conseguem operar sem chamar a atenção.

Alguns exemplos desse tipo de organização são:

  • UBS AG (empresa suíça de investimentos financeiros);
  • AXA (empresa francesa que administra seguros e fundos);
  • Capital Group Companies Inc (algumas das centenas de empresas que estão sob a guarda desta: Bayer e Volkswagen);
  • Fidelity Investments (dos EUA).

E qual é a importância dos investidores institucionais?

Eles são de extrema importância para a economia mundial.

Por movimentarem centenas de bilhões de dólares diariamente os institucionais acabam sendo os principais provedores de liquidez ao mercado financeiro, além de deixarem o preço dos ativos mais estabilizados, facilitando a vida de grandes investidores que desejam compra-los ou vende-los.

Existe alguma relação dos investidores institucionais com o mercado de criptoativos?

A princípio, não existe nenhuma instituição voltada especificamente para criptomoedas. Porém, uma pesquisa feita recentemente pela Fidelity Investiments afirma que a grande maioria de seus investidores possuem interesse em criptoativos.

A pesquisa foi feita com cerca de 800 investidores e chegou à conclusão de que mais de um terço dos entrevistados já investiram direta e indiretamente nesse mercado.

Também foi divulgado que quase 80% dos investidores institucionais afirmam ter achado algo agradável no mundo dos criptoativos, como por exemplo a sua a natureza descorrelacionada.

Contudo, ainda existem diversos obstáculos que as instituições enfrentam ao investir nesse marcado, como a volatilidade do preço dos ativos.

Sendo assim, uma relação consistente desse mercado com os institucionais ainda e algo distante, porem pode se tornar mais tangível com o tempo.

Concluindo, os investidores institucionais são verdadeiros gigantes do mundo dos investimentos. Eles proveem liquides e estabilidade ao mercado e operam da forma mais discreta possível, utilizando a inteligência artificial ao seu favor.

Leia também: Paulo Guedes vê possível hiperinflação: como o Bitcoin protege do real?

Leia também: Baleias vão continuar mantendo alta do Bitcoin, revela relatório

Leia também: Moedas digitais de bancos podem revolucionar juros, afirma economista

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Compartilhar
Felippe Percigo

Sou um empreendedor, desde 2012 tem contato com as criptomoedas e tem a missão de capacitar as pessoas para que elas vivam a revolução do dinheiro. Isso mesmo, os criptoativos estão quebrando paradigmas, vieram para ficar e posso ajudar você a não ficar de fora!

This website uses cookies.