Categorias Notícias

Adeus dinheiro: Novo estudo da Visa revela aumento na demanda por pagamentos mais rápidos

O mundo está migrando progressivamente para um ecossistema de pagamentos mais ágil ou em tempo real. Isso tem refletido claramente nas preferências de consumidores e pequenas, e médias empresas (PME’s).

O estudo Faster Payments Landscape in Latin America, da Visa, conduzido pela Americas Market Intelligence na América Latina e no Caribe, revela que 60% dos consumidores e das PME’s das regiões pesquisadas gostariam de adotar métodos de pagamento mais rápidos.

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados consideram o surgimento de métodos mais ágeis uma facilidade bastante atraente. O interesse é maior se dá entre consumidores jovens e de menor renda.

Já para as PME’s, 52% declaram que provavelmente adotariam meios de pagamentos mais ágeis se tivessem essa opção.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, o estudo indica que mais de 30% dos pagamentos salariais nas regiões analisadas são realizados em dinheiro.

Contudo, 80% das pessoas preferem receber de outra forma. Isso evidencia a necessidade de uma infraestrutura de pagamento cada vez mais ágil, moderna e que corresponda aos anseios dos trabalhadores.

“Este é o primeiro estudo da Visa na América Latina voltado a examinar o estado atual e as oportunidades de pagamentos mais rápidos para consumidores e PMEs. E os resultados são evidentes. O acesso mais rápido ao dinheiro por parte de pessoas e empresas passou a ser fundamental para manutenção das condições de sobrevivência, tornando a vida das pessoas ainda mais fácil”, comentou Romina Seltzer, vice-presidente sênior de Produtos e Inovação para a Visa América Latina e Caribe.

Fim do dinheiro

Pagamentos mais rápidos já estão ganhando espaço na região. Mas eles não se limitam às transferências de dinheiro entre pessoas (P2P).

“Vemos que a tendência para pagamentos mais rápidos na América Latina tem crescido rapidamente, o que pode ajudar a impulsionar formas mais eficientes, contínuas e digital-first para trabalhadores, empresas e consumidores terem acesso ao dinheiro.”

Conforme destacou a Visa, a inovação tecnológica cria a expectativa de que quase tudo esteja disponível em tempo real facilmente.

De fato, o estudo revela que o acesso imediato ao dinheiro é o principal motivo para as pessoas desejarem pagamentos mais rápidos (47%).

A alta probabilidade de adoção de pagamentos rápidos é registrada em todos os mercados estudados. Isso inclui: Guatemala (91%), México (69%), Colômbia (63%), Peru (59%), Brasil (58%), Argentina (49%) e Chile (48%).

Por fim, o estudo mostra que 50% dessas pessoas receberam 10 ou mais pagamentos em 2020. Ainda, 19% recebem pelo menos um pagamento por mês. Isso corresponde a uma população cuja renda familiar mensal depende desses recebimentos.

Leia também: Solchicks é o novo game play-to-earn queridinho dos investidores e pode superar Axie Infinity

Leia também: DappRadar libera aridrop de 10% dos seus tokens para usuários antigos

Leia também: Polkadot pode subir mais de 20% se romper resistencia chave, aponta analista

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.