A institucionalização do Bitcoin; Veja datas importantes para acompanhar em 2019

Há mais de um ano, duas grandes bolsas de Chicago listaram os primeiros futuros de Bitcoin do mundo, o primeiro produto de investimento relacionado ao Bitcoin a atingir o mercado tradicional. Com a criação desses mercados, a estréia do Bitcoin em Wall Street parecia estar muito próxima e o criptoativo atingiu suas máximas históricas de preço. Porém, durante todo o ano de 2018, o mercado de criptomoedas como um todo desvalorizou cerca de 80%.

2018 não foi o ano da institucionalização que alguns investidores de Bitcoin esperavam que fosse. Em vez disso, tem sido uma luta para o principal criptoativo do mercado conseguir entrar neste mercado.

Ainda assim, há um punhado de prazos pendentes e datas de lançamento experimentais que podem fazer de 2019 o ano em que o Bitcoin avançará no cenário do investimento institucional. Os produtos relacionados a esses prazos incluem duas ofertas de futuros e o tão aguardado ETF de Bitcoin da VanEck.

Veja algumas datas a serem observadas durante este ano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Bakkt da ICE: 24 de janeiro de 2019

A Intercontinental Exchange (ICE), a empresa controladora da Bolsa de Nova York, anunciou pela primeira vez a Bakkt em agosto de 2018. Descrita “como uma entrada escalável para a participação institucional, mercantil e de consumo em ativos digitais” por seu CEO Kelly Loefller, a plataforma foi lançada como uma solução de pagamento com criptoativos com um bônus: contratos futuros entregues fisicamente.

Ao contrário dos atuais produtos futuros oferecidos pela Cboe e pela CME, que não são entregues fisicamente e liquidados em dinheiro, os contratos da Bakkt seriam liquidados em espécie com Bitcoin. Originalmente prevista para ser lançado em novembro de 2018, a plataforma foi adiada até a data provisória de 24 de janeiro de 2019.

A equipe da Bakkt adiou o lançamento para acertar a integração do cliente e trabalhar com os reguladores mediante aprovação. Deve-se notar que, no momento em que este artigo foi escrito, a Bakkt ainda não recebeu aprovação regulatória da Comissão de Comércio de Futuros e Commodities dos Estados Unidos (CFTC, na sigla em inglês) para listar os futuros.

ETF de Bitcoin da VanEck / SolidX: 27 de fevereiro de 2019

Poucos produtos de investimento em nível institucional tonaram-se o centro das atenções da indústria como o fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Bitcoin da VanEck e SolidX.

O mais recente em uma série de tentativas de vários atores de oferecer o primeiro ETF de Bitcoin do mundo, o VanEck SolidX Bitcoin Trust é o único ETF de Bitcoin introduzido em 2018 cujo arquivamento não foi decidido pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês). Ao contrário da maioria de seus antecessores de 2018, o ETF compraria seus preços do mercado spot de Bitcoin – e não dos mercados de futuros da Cboe e da CME.

A SEC atrasou sua decisão sobre o ETF VanEck SolidX duas vezes, mas em 27 de fevereiro de 2018, ela terá que tomar uma decisão, embora, na realidade, ela possa vir mais cedo do que isso.

Além deste ETF, a SEC também terá que tomar sua decisão final sobre nove outros ETFs que, após serem rejeitados no nível de pessoal, foram apelados para revisão pela comissão. No momento da publicação, nenhuma data foi divulgada para quando essa decisão pode ocorrer.

Futuros de Bitcoin da Nasdaq: primeiro trimestre de 2019

A Nasdaq provocou a perspectiva de lançar seus próprios futuros de Bitcoin ao longo de 2018 e, à medida que nos aproximamos de 2019, a bolsa está procurando cumprir suas promessas.

Mas essas promessas ainda são um pouco nebulosas. A bolsa não divulgou muitos detalhes sobre como o futuro irá operar, nem deu muita informação sobre a data de lançamento. Sabe-se que a data de lançamento provisória deve cair no primeiro trimestre de 2019.

Assim como os futuros da Bakkt, a Nasdaq ainda não recebeu a luz verde da CFTC para listar os futuros.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.