Categorias Notícias

A história do Bitcoin parte 14: o prêmio de 1.000 Bitcoins

Desde o surgimento do Bitcoin, a criptomoeda e o pôquer possuem uma história em comum. Existem até evidências de que Satoshi tinha experiência no popular jogo de cartas. Por isso, não é uma surpresa que o primeiro torneio de Bitcoin do mundo, ocorrido em março de 2010, tenha sido um torneio de pôquer, com o Bitcoin servindo como unidade de conta. O buy-in foi estabelecido em 50 BTC, com o vencedor indo embora com o prêmio de 1.000 Bitcoins. Conheça a história deste torneio na parte 14 da série Bitcoin History.

O primeiro torneio de pôquer anônimo

BitcoinFX” foi um dos primeiros usuários do fórum Bitcointalk, cujas fama incluem a realização da primeira troca de Bitcoins por moeda fiduciária, feita por e-mail em 2010. Naquele mesmo ano, o BitcoinFX voltou a ganhar fama ao organizar o primeiro jogo com prêmio em Bitcoin no mundo. Em um tópico postado no dia 10 de março, intitulado “O primeiro torneio de pôquer anônimo do mundo”, ele escreveu:

“Eu decidi organizar um torneio com Bitcoins! Nenhum dinheiro ‘real’ mudará de mãos.”

Na época, a cotação do Bitcoin em moeda fiduciária era desprezível, com as melhores estimativas de preços colocando 333 BTC para um dólar. Para seus primeiros adeptos, porém, a criptomoeda já tinha um grande valor – e logo o resto do mundo veria isso, o que de fato aconteceu. Enquanto isso, os usuários aproveitaram para se divertir com o caso de uso apresentado por BitcoinFX.

O buy-in de meio milhão de dólares

Embora seja um anacronismo comparar os preços do Bitcoin em 2010 com os preços atuais, isso serve como forma de curiosidade. Afinal, se o torneio que aconteceu em 20 de março de 2010 fosse repetido hoje, o buy-in de 50 Bitcoins equivaleria a mais de US$500 mil. O valor equivalia à recompensa de um novo bloco minerado à época, sendo que, no início de 2010, qualquer pessoa poderia minerar Bitcoins em um computador de mesa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Eu jogarei e hospedarei o jogo, e o total de prêmios será de 1000 Bitcoins”, escreveu o BitcoinFX. “Você está tentando ganhar meus Bitcoins… Por favor, me envie com seu endereço de Bitcoin e um ‘nome de usuário’ aleatório. Eu irei, então, enviar seus Bitcoins para pagar a taxa de inscrição de 55 Bitcoins.”

Quatro jogadores participaram do torneio, que aconteceu às 15h em 20 de março de 2010. O jogador “dwdollar ”, criador da primeira exchange de Bitcoins, venceu o torneio, levando 600 Bitcoins como prêmio. O segundo lugar ficou com “Theymos”, moderador do Bitcointalk e mais tarde moderador do subreddit r/bitcoin. Ele levou 325 Bitcoins.

A união entre pôquer e Bitcoin

Após o inaugural jogo de poker com Bitcoin, foram planejados torneios de acompanhamento no fórum e no IRC. “Até que um cliente de poker seja configurado no Bitcoin, precisaremos transferir manualmente todas as taxas de entrada e ganhos”, observou o usuário “FreeMoney” em julho de 2010.

O que eles e a maioria dos outros usuários não sabiam é que o Bitcoin já tinha um tipo de cliente de poker embutido. O código original do Bitcoin inclui o início de um jogo de pôquer virtual que, acredita-se, Satoshi deu início mas nunca concluiu. Seu código é cuidadosamente anotado com comentários como “Esses são seus endereços de Bitcoin para receber pagamentos. Você pode querer dar um diferente para cada remetente para que você possa acompanhar quem está pagando.”

Satoshi tem experiência em jogos de azar, e essa foi sua inspiração para criar o Bitcoin? Ele nunca aludiu a isso em seus escritos públicos, mas parece crível. Embora a Black Friday, quando o governo dos EUA fechou os três maiores sites de poker da web, não tenha ocorrido até 2011, quando o Bitcoin surgiu, o poker online já era muito difundido e já sofria com problemas causados ​​por processadores de pagamento que cancelavam os serviços por ordem do governo dos EUA.

Se Satoshi foi de fato um jogador de pôquer, ele teria reconhecido o valor que uma moeda P2P poderia trazer para a indústria. Até hoje, o jogo continua a ser um dos pilares da indústria de criptomoedas graças a sites como o Cash Games, que fornece vídeos e outros favoritos do casino, com um pagamento de 99% ou mais.

Dessa forma, os esforços de BitcoinFX e seu jogo de pôquer foram fundamentais na condução de casos de uso para o Bitcoin. Março seria um mês movimentado para a criptomoeda; três dias antes do jogo ser realizado, a primeira exchange de Bitcoins foi lançada. O Bitcoin tinha pouco mais de um ano, mas as peças já estavam se encaixando para criar a maior revolução financeira dos tempos modernos.

Leia também: A história do Bitcoin parte 13: o primeiro pool de mineração

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.