Categorias Notícias

A história do Bitcoin parte 11: a primeira grande perda de Bitcoins

Desde o surgimento do Bitcoin, o erro humano levou muitos usuários a perderem o acesso aos seus criptoativos. Carteiras hackeadas, senhas esquecidas, discos rígidos quebrados ou jogados fora, fraudes; com tudo isso, as estimativas são de que mais de 20% de todos os bitcoins em circulação esteja irremediavelmente perdidos.

O primeiro episódio de uma grande perda de bitcoins coube ao usuário do Bitcointalk “Stone Man”, que, em 10 de agosto de 2010, conseguiu apagar permanentemente seu acesso a quase 9.000 bitcoins. E é sobre isso que vamos falar no episódio 11 da série Bitcoin History.

Desde o surgimento do Bitcoin (BTC), vimos ou ouvimos falar de pessoas que perderam suas criptomoedas. Os motivos da perda são diversos: carteiras hackeadas, senhas esquecidas, discos rígidos quebrados ou perdidos, ataques e fraudes. Estima-se que mais de 20% de todo BTC em circulação esteja perdido ou inacessível para sempre.

É difícil apontar ao certo qual foi a primeira grande perda de Bitcoin da história, mas identificamos o membro do fórum Stone Man que, em 10 de agosto de 2010, conseguiu apagar permanentemente seu acesso a quase 9.000 BTC. É sobre essa perda que falaremos na parte 11 da série Bitcoin History.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Faça backup de suas chaves privadas

Nos primeiros dias do Bitcoin, era relativamente fácil obter moedas. Um suprimento abundante e valor nominal muito baixo, juntamente com uma comunidade que ainda estava se familiarizando com a tecnologia, significava que as perdas eram comuns.

O fato de que as carteiras de Bitcoin fossem rudimentares naquela época – deixando até mesmo os usuários mais experientes a apenas um clique errado do desastre – não ajudou a reduzir as perdas. Em meados de 2010, a perda atingiu em cheio “Stone Man”, um dos primeiros usuários do fórum Bitcointalk.

“Perdi um grande número de Bitcoins”, dizia o título de seu post no fórum, publicado em 10 de agosto daquele ano. O incidente ocorreu um dia antes, depois que Stone Man acumulou 9.000 BTC, comprados na primeira exchange, e depois tentou enviar uma criptomoeda de sua carteira para um endereço diferente.

A transação, que pode ser vista aqui, mostra que Stone Man alcançou esse objetivo. O que não mostra é o que aconteceu a seguir. O usuário do fórum descreveu a sequência de eventos:

  • Comprei 9.000 BTC em uma exchange;
  • Transferi para o meu cliente, rodando em uma distribuição Linux live;
  • Fiz backup do arquivo da carteira para uma unidade flash;
  • Enviei 1 BTC para mim mesmo;
  • Cliente fechado antes de quaisquer confirmações;
  • Desliguei o sistema (disco do sistema limpo carregado na memória e, portanto, a pasta ./bitcoin);
  • Backup do sistema carregado;
  • Arquivo antigo wallet.dat copiado para a pasta ./bitcoin;
  • Depois de algumas confirmações apareceu o saldo de 1 BTC e houve uma transação dizendo que eu passei 8.999 BTC para um endereço que eu não reconheci.

Com o seu erro, Stone Man perdeu a impressionante quantia de 8.999 BTC. Embora representasse um valor irrisório em 2010, se tivesse sido cuidadoso e mantido seus Bitcoins, o “Homem de Pedra” teria hoje o equivalente a US$46 milhões de dólares!

Transação de Stone Man na blockchain

O erro de Stone Man

Para um usuário nos dias de hoje, pode não ser claro como a Stone Cold errou. Como o Bitcoin usa um conjunto UTXO, sempre que você envia uma transação, o restante não gasto, conhecido como saída de alteração, é salvo em um endereço separado. Atualmente, esse endereço é incluído automaticamente na carteira do remetente, sem exigir nenhuma ação da parte dele.

Um outro usuário respondeu ao post de Stone Cold:

“Parece que as moedas estão perdidas para sempre. Lição para outras pessoas: Lembre-se de que você precisa fazer o backup de sua carteira após cada transação!”

Outros usuários contribuíram, tentando ajudar o azarado a rastrear seus 8.999 BTC através dos rudimentares exploradores de blocos da época. Quando vista no “bitcointools”, um antigo explorador desenvolvido por Gavin Andresen, a transação foi se apresentava assim:

Um erro bastante comum

“A parte triste foi que eu nem estava testando o backup da carteira quando isso aconteceu”, lamentou Stone Cold. :Eu estava tentando ver quando a rede deveria ter confirmado um pagamento para um site que leva bitcoins, pagando-me 1 BTC ao mesmo tempo. Eu nunca sonhei que poderia comprometer todo o meu capital, especialmente desde que eu estava enviando para mim mesmo.”

Normalmente, Stone Cold pode não ter perdido o restante de seu saldo, pois, como Satoshi – que entrou pessoalmente no tópico – observou:

“[Bitcoin] normalmente não esvazia sua carteira a cada transação. Ele usa o menor conjunto de moedas que pode encontrar para chegar perto do valor. Neste caso, infelizmente, a carteira dele tinha uma única conta com 9000 BTC, e ela teve que ser quebrada para obter 1 mudança de BTC e o envio dos 8999 BTCs.”

Hoje, não é mais necessário fazer backup de sua carteira após cada transação, mas isso não impediu que grandes quantidades de Bitcoins fossem permanentemente removidas de circulação devido a erros de usuários. Como vimos, perder perto de 9.000 Bitcoins hoje seria incalculavelmente doloroso. Perdê-los em 2010 também foi incalculavelmente doloroso, porque a perda, embora revirasse o estômago, era difícil de precificar: a primeira exchange de Bitcoin havia sido aberta apenas cinco meses antes, e as moedas ainda estavam sendo negociadas por apenas alguns centavos.

Stone Cold nunca recuperou seus Bitcoins e pode nunca ter se recuperado do golpe causado pela perda. Em outubro de 2010, dois meses depois de apresentar sua história, e dois meses antes de Satoshi publicar seu último post no fórum, Stone Cold entrou no Bitcointalk pela última vez. Ele nunca mais foi visto desde então. Quanto às suas criptomoedas, elas residirão para sempre na carteira perdida.

Clique aqui e confira a parte 10 da série.

Leia também: Guia de como criar e utilizar as carteiras de criptomoedas mais populares

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.