Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

A história do Bitcoin parte 10: o bug de 184 bilhões de BTC

  • Por Luciano Rocha
  • - 06/03/2019
  • às 18:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
A história do Bitcoin parte 10: o bug de 184 bilhões de BTC

Embora o Bitcoin tenha sido concebido praticamente sem falhas, um erro incomum – e potencialmente perigoso – foi encontrado no bloco 74638. Foi Jeff Garzik, desenvolvedor do Bitcoin Core, quem o viu pela primeira vez ao perceber duas saídas de transação “bastante estranhas”, cujos valores eram de absurdos, 92.233.720.368,54 BTC cada (mais de 92 bilhões de Bitcoins).

Obviamente, isso não foi feito para acontecer. Dentro de uma hora, outro usuário do fórum começou um tópico intitulado “bug overflow serious”, no qual ele implorou: “Precisamos de uma correção o mais rápido possível”. Era 15 de agosto de 2010 e o Bitcoin acabara de encontrar seu maior bug até então – algo que poderia ter destruído a então nascente criptomoeda.

E ele é o tema da parte 10 da série Bitcoin History.

Bitcoin encontra seu maior bug

O Bitcoin já havia suportado pelo menos quatro grandes bugs ou vulnerabilidades antes do grave erro que levou a criação, do nada, de 184 bilhões de Bitcoins. A página Bitcoinwiki lista 40 bugs de diferentes graus de risco na criptomoeda – o mais recente descoberto em fevereiro de 2019. O bug CVE-2010-5139, no entanto, era diferente de tudo que a comunidade de Bitcoin já havia encontrado em 2010 – ou já viu desde então.

Garzik descobriu no bloco 74638 o primeiro bug de inflação do Bitcoin. Dado que a oferta total da criptomoeda deveria ser limitada a 21 milhões, a adição de 184 bilhões de moedas foi um grande problema, para dizer o mínimo. A adição das duas transações causou um valor de transação total negativo. Como o usuário do Bitcointalk Ifm explicou:

“Normalmente, as entradas são iguais às saídas de uma transação. A exceção é quando há uma ‘taxa’ cobrada pela transação. A rede permite que qualquer pessoa pague voluntariamente qualquer quantia por uma taxa. Então, quando a soma era negativa, a diferença da entrada parecia uma taxa. Ela passou por todas as verificações.”

Um invasor desconhecido descobriu o bug e o usou para gerar um número ridiculamente alto de Bitcoins. Se eles tivessem voltado seus olhos para um total mais modesto, é possível que a exploração deles tenha ficado por descobrir por mais tempo do que os 90 minutos que levaram para o esquema ser descoberto.

Uma vez descoberto, era inevitável que uma atualização fosse apressada, e assim aconteceu. Dentro de duas horas, os desenvolvedores do Core Gavin Andresen e o próprio Satoshi Nakamoto se empenharam no caso, e a transação de 184 bilhões foi expurgada do bloco 74638.

“Uma vez que mais de 50% da potência dos nós for atualizada e a cadeia honesta ultrapassar a corrupta, a versão 0.3.10 dificultará a obtenção de quaisquer confirmações”, assegurou Satoshi na época.

O criador do Bitcoin levou um erro dessa magnitude a sério e fez mais de uma dúzia de posts no tópico dedicado à sua descoberta e erradicação. Cinco meses depois do incidente, Satoshi deixaria a comunidade que ele fundou para sempre. Na sua esteira, ele deixou uma criptomoeda que se mostraria forte o suficiente para sobreviver a vários bugs nos próximos nove anos.

Leia também: A história do Bitcoin parte 9: o nascimento da Mt. Gox

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.