Categorias Colunistas

5 fundamentos para você começar a investir em ações

Hoje em dia é muito comum as pessoas começarem a investir no mercado de ações, é algo que mesmo arriscado é também extremamente rentável e você não precisa ser milionário para começar, na verdade é ao contrário.

E por isso, ao começar no mercado de ações como investidor é necessário adquirir um conhecimento significativo, no entanto não precisa ser um expert no assunto para começar.

Ter uma base faz parte do processo para que não tenha muitos prejuízos no processo, então para começar, é estabilizado algumas regras que possam guiar um investidor iniciante, nesse caso em específico, guiá-lo em aplicações de renda variável e como pode errar menos nessa jornada.

Primeiramente é importante entender que os investimentos são a longo prazo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na bolsa de valores há sempre alguém perdendo dinheiro e sempre alguém ganhando dinheiro, logo, quem está a mais tempo investindo e entendendo os mecanismos de compra e venda, tem mais experiências.

Por isso ela não só entende de forma teórica, mas também tem grande sabedoria e bagagem de vivência dentro desse ramo, no sentido prático o que leva a identificar o que deve ser feito quando uma ação vai mal e também quando uma ação vai bem.

Quando se investe em ações é possível começar de forma simples, não precisa urgentemente tomar decisões difíceis, apenas seguir alguns fundamentos básicos dará direcionamento e levará automaticamente uma pessoa entender o que está ocorrendo em determinada situação e como a mesma deverá agir.

Dessa forma é possível entender o quanto a teoria e a prática andam juntas, neste caso, estar ciente sobre os investimentos é importante para iniciar a prática com mais prudência e depois após isso a experiência no mundo dos investimentos se inicia.

Por isso, entenda os fundamentos para iniciar no mercado de ações, para que tenha ótimas experiências e aprendizados.

Os 5 fundamentos para iniciar no mercado financeiro

Investir, assim como qualquer algo novo que fazemos na vida, exige dedicação e paciência para que com a prática seja possível alcançar uma evolução; por meio de experiências e estudos.

Veja então como isso pode ser feito:

1 – Pesquise, Leia e Estude

Muitas pessoas começam comprando ações quando são ações famosas, as quais todos falam que estão indo bem, mas fazer isso de cara não é saudável, mesmo que dê certo, foi por sorte de escolha e não por conhecimento técnico do funcionamento da bolsa.

Se ela realmente é a mais rentável de acordo com as metas individuais que são importantes serem estabelecidas antes dependerá dos seus objetivos individuais e não de como aquela ação é bem ou mal vista para as pessoas de forma geral.

Quanto mais entender o que está comprando, as chances de prejuízos diminuem, pois você terá uma noção de onde está entrando e pode se preparar para isso.

2 – Procure empresas capacitadas

Ao investir em, por exemplo, um fundo de ações, que te proporcionam menos riscos e te ensina a analisar melhor o mercado de ações e seus mecanismos, é possível escolher empresas em situação de fosso econômicos.

Essas empresas têm proteção do patrimônio por conta do quanto lucram e geram uma rentabilidade cada vez maior a longo prazo.

As chances de uma empresa que vai bem no mercado comercial ir bem no mercado de ações é proporcional, o que difere das empresas que não vão bem, é algo que define a sua carteira de investimentos.

3 –  Fundo de emergência

Quando o interesse pelo mercado de investimentos começa e também o interesse em começar a investir surgir, é importante juntar e guardar um valor significativo, calculado a partir do custo mensal aplicado em algo que tenha liquidez, pois ele te dará segurança quando começar a compra de ações.

Ter uma margem maior que a do valor de compra de uma aplicação é fundamental, isso entrega segurança no retorno do investimento e também porque não é viável começar a investir sem planejamento, pois se algo ruim vier  a acontecer, como perda ou prejuízo referente aos investimentos feitos, a pessoa não fica desamparada.

4 – Mentalidade de longo prazo e conhecimento fiscal

A compra e venda de uma ação não devem ser instáveis, é prejudicial ficar vendendo o tempo toda a ação que tiver, por medo, assim como também não é bom comprar com impulsividade uma ação que não se tem conhecimento de como é a empresa que a emitiu.

Ter o conhecimento fiscal sobre as taxas e impostos é importante para o longo prazo, pois é esse conhecimento que fará parte de aspectos para o aplicador analisar e definir quais são suas metas e por fim tomar a decisão de qual ação comprar.

Saber da situação fiscal quanto a impostos e taxas da empresa é importante, pois se estiver com pendências, pode também prejudicar a sua carteira, são burocracias importantes de saber para não gerar problemas maiores.

5 – A venda de uma ação já adquirida

Embora seja aconselhado não ficar vendendo suas ações, é necessário que as vezes seja feito, mas por motivos válidos como de na prática, o investimento não estar sendo o que esperava de acordo com as suas metas e objetivos.  Ou as suas metas e objetivos só não são mais as mesmas, você pode estar em um momento diferente da vida em que as prioridades mudam, ou por estar inserido no mercado de ações na prática percebeu outras coisas que sem ter começado não teria se dado conta e por isso quer iniciar outra jornada no mercado financeiro. Por esses motivos, é necessário que venda essa ação, não perder mais tempo nela e nem correr o risco de prejuízo em um investimento que não vale mais a pena para você, afinal, outro seria melhor, é importante para o seu processo de aprendizado na bolsa de valores.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: LooksRare vai pagar R$ 12 milhões em ETH para listagem de NFTs gratuitamente; entenda

Leia também: R$ 125 bilhões em criptomoedas estão nas mãos de “baleias criminosas”, afirma Chainalysis

Leia também: Ainda vale a pena investir em Cardano (ADA)? Especialistas opinam

Compartilhar
Estoa Research

A Estoa é uma plataforma de notícias e a nossa missão é trazer aos leitores informações de qualidade sobre temas relacionados à economia, mercado financeiro, finanças pessoais e educação financeira.

This website uses cookies.