Notícias

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Volatilidade do Bitcoin

A volatilidade mede a variação do preço de um determinado instrumento financeiro dentro de um determinado período de tempo. É comumente associado com o nível de risco do instrumento, um instrumento  quando altamente volátil é considerado como arriscado e um instrumento menos volátil como menos arriscado.

Portanto, é importante entender a volatilidade do bitcoin e outras criptomoedas se você estiver interessado em investir neste mercado de cryptocurrency.

Aqui estão algumas análises da volatilidade bitcoin com base em dados no site cryptocompare:

#1 – Bitcoin é a criptomoeda menos volátil

A volatilidade semanal do Bitcoin atingiu 60% ao ano, durante o ano anterior (Figura 1), mas outros pares de moedas viram oscilações ainda maiores. Bitcoin é definitivamente a moeda mais líquida, seus order books mostram as ofertas mais profundas de venda e compra, portanto, um grande comércio terá um impacto menor do preço, daí uma menor volatilidade dos preços. Bitcoin é, no entanto, ainda mais volátil do que qualquer fiat pares de moedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao comparar a negociação Bitcoin versus moedas fiduciárias, observamos que BTC versus CNY é o mercado mais volátil (Figura 2).Isto é principalmente devido às taxas de negociação previamente zero em trocas chinesas que bateram volume. 

#2 –  Alta volatilidade coincide com alto volume e queda de preços

Pode parecer bastante intuitivo para você que a alta volatilidade coincide com o volume alto e queda de preço. Quando o pânico dos mercados, os preços podem cair maciçamente que traz ainda mais ordens de venda como todos tentam fechar suas posições. Ainda é importante observar a relação desses três fatores e seu co-movimento.

Volatilidade e volume do BTC_USD

Se dividirmos a volatilidade pelo volume negociado, obtemos que, em média, uma negociação adicional de 1000 BTC resultaria em aumento de 0,25% na volatilidade. Em termos de impacto sobre os preços, pode ser um movimento ascendente ou descendente, mas em todos os casos o preço se moverá.

#3 – O preço de Bitcoin move-se junto com outros preços de criptomoedas

O preço do bitcoin nos últimos  anos  foi altamente correlacionado com DASH e XMR (Figura 5), ??mas não mostra correlação com Ethereum.  Podemos assumir que as atividades de negociação Bitcoin impulsionam volumes de outras moedas, bem como, pode ser que os choques de notícias sobre Bitcoin tenham afetados os preços de outras moedas.

#4 – A volatilidade do Bitcoin pode ser negociada

A volatilidade é um produto derivado de um instrumento financeiro subjacente e pode ser negociado através de opções. As opções são produtos que pagam quando uma   determinada condição de preço é atendida (por exemplo, quando o preço do produto subjacente atinge uma barreira superior).

As opções são usadas para especulação (você espera que o preço do bitcoin desça abaixo de 950 USD e queira trocá-lo) ou hedging (você está pagando seus funcionários com bitcoin mas ganha em USD, então queira definir o limite da taxa de conversão).

Atualmente, existem apenas alguns lugares onde você pode negociar com opções no bitcoin. Se você negociar com opções, você pode ter reconhecido algo chamado volatilidade implícita.

A volatilidade implícita é um parâmetro calculado (implícito) a partir da equação de precificação de opções (Black-Scholes). Embora também é chamado de volatilidade, é diferente da volatilidade que calculamos acima (a partir de agora chamamos de volatilidade realizada).

É importante observar este parâmetro, pois mostra o sentimento do mercado do produto subjacente.

Quanto maior a volatilidade implícita, mais cara será a opção de compra. Atualmente, as opções de compra de BTC_USD com vencimento em 31 de março de 2017, listadas no Deribit, mostram uma volatilidade média implícita de 85% no lado da oferta e de 130% no lado do pedido (em comparação com uma volatilidade máxima de 60% no ano passado).

É comum ver um prémio sobre volatilidades implícitas (em comparação com a volatilidade realizada), como opção vendedores têm um risco de perda infinita.

Em geral, quanto mais líquidos forem os mercados de derivativos, mais profundamente líquido será o produto subjacente (ou precisa ser). A aparência de opções de Bitcoin mostra que a liquidez de Bitcoin aumentou.

#5 –  Bitcoin tem o potencial de igualar a volatilidade sobre as principais moedas fiduciárias

Bitcoin não fez muito ruim no ano passado, em comparação com moedas fiduciárias. Em média, os retornos diários foram positivos, a volatilidade ainda era a mais alta, mas uma queda de quase 8% no valor da libra esterlina não parece muito melhor do que a queda de 15% do BTC.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.