Categorias Notícias

XP Investimentos lança site de sua corretora de criptomoedas; pré-cadastro já está aberto

A espera de investidores e entusiastas de criptoativos pela exchange anunciada pelo Grupo XP finalmente acabou. Nesta segunda-feira, 08 de outubro, entrou em operação o site oficial da XDEX, nome dado à empresa.

A exchange, cujo lançamento era conhecido desde o início deste ano, foi oficialmente anunciada no mês passado. Durante o evento Expert Day, realizado pela XP Investimentos em São Paulo, o presidente do grupo falou mais sobre a nova empresa.

Segundo Guilherme Benchimol, a nova empresa terá a direção de Thiago Mafra e será composta por 40 funcionários. Nela, serão negociadas as criptomoedas Bitcoin e Ether. Na ocasião, Benchimol falou que o projeto entraria em funcionamento “nos próximos meses e semanas”. O prazo, pelo visto, foi bastante adiantado.

De acordo com o site, a nova empresa promete segurança, agilidade e um suporte 24 horas por dia, durante 7 dias da semana. De fato, são grandes as expectativas do mercado quanto ao nível de qualidade que a entrada da XP poderá trazer.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em fase de pré-cadastro

O site está aberto ao pré-cadastro para quem deseja operar na plataforma no futuro. Para realizar o cadastro, basta digitar o nome, e-mail e CPF. Feito isso, um e-mail de confirmação será enviado para a conta do cliente. Após a chegada do e-mail, será necessário responder a um pequeno questionário de perfil de investidor, semelhante ao utilizado pelas corretoras de valores.

Entretanto, o pré-cadastro não garante que o usuário tenha uma conta na plataforma. De acordo com a empresa, será necessário “se submeter, em momento oportuno, ao procedimento de cadastro para a abertura de conta na plataforma”. O cadastro na página de lançamento garante apenas que o usuário tenha acesso à lista preferencial para efetivar o cadastro futuro para a abertura de conta efetiva na XDEX.

Após o preenchimento do cadastro, o nome do cliente ficará em uma lista de espera. O processo no geral é bastante simples. E para quem preencher o cadastro nessa fase, a XDEX anunciou taxa zero nas futuras negociações de Bitcoin. Já as taxas para negociação de Ether serão de 0.25%, considerado abaixo da média das exchanges brasileiras.

Em poucas horas, o site já teve mais de 300 pré-cadastros, o que pode indicar uma boa procura do mercado pelos serviços da nova exchange.

Outras taxas, como a taxa de resgate em reais, poderão ser cobradas dos usuários. A exchange não revelou detalhes sobre quais taxas poderão ser cobradas.

Um detalhe curioso foi a ausência de qualquer referência ao Grupo XP ou à XP Investimentos no site. No entanto, o presidente do grupo já havia anunciado que a exchange seria uma empresa separada do grupo de investimentos.

Limitações

Uma limitação que pode decepcionar muitos potenciais clientes é a de não ser possível sacar nem depositar bitcoins na plataforma da corretora. De acordo com os termos de uso, será possível apenas o saque e depósito em reais.

“Não são permitidos depósitos, resgates e/ou transferências de ativos digitais/criptomoedas de e para uma carteira virtual (E-wallet) por meio da plataforma XDEX. Os depósitos/resgates e/ou transferências serão efetuados apenas em reais, sendo obrigatório a venda do ativo digital para a efetivação do resgate em reais”, afirma o documento.

Em outras palavras, a nova exchange trabalhará apenas com reais tanto nos depósitos quanto nas retiradas. Ela não explica detalhes de como funcionarão essas operações – nesse caso, teremos que aguardar novidades.

A XDEX também afirmou que os clientes da XP Investimentos não terão qualquer tipo de benefício para negociar criptomoedas na Xdex. Segundo Celina Ma, presidente-executiva da bolsa, não haverá nenhuma vantagem para o cliente da XP em termos de abertura de conta e de tarifa.

“Não queremos fazer o investidor pensar que se trata de um investimento tradicional como se fosse em renda fixa, um fundo ou mesmo ações. Trata-se de um ativo diferente, com características e riscos próprios. Todos os usuários deverão passar pelo mesmo processo para abertura de conta na Xdex. Não haverá nenhuma integração. São estruturas totalmente segregadas”, afirma Ma.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.