Economia

XP anuncia fim das atividades de sua plataforma de criptomoedas Xtage

A corretora de investimentos XP anunciou nesta quarta-feira (18) o fim das atividades de sua plataforma de criptomoedas Xtage. Em um comunicado, a XP informou que transações, saques e aberturas de contas serão suspensas a partir do dia 20 de outubro de 2023, ou seja, na próxima sexta-feira.

Com a suspensão, os usuários ficarão impossibilitados de comprar, vender ou até mesmo sacar suas criptomoedas. Ainda segundo o anúncio, os clientes receberão um comunicado oficial no dia 19 de outubro informando sobre o fim das atividades da Xtage.

A partir do dia 16 de dezembro de 2023, a Xtage executará compulsoriamente a venda dos ativos que não tiverem sido negociados. Em seguida, depositará o valor correspondente na conta investimento do cliente mantida na XP.

XP encerra Xtage menos de um ano após o lançamento

A plataforma Xtage oferecia negociações de Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Polygon (MATIC), Chainlink (LINK), Solana (SOL), Cardano (ADA) e Litecoin (LTC). Contudo, ao que parece, o esfriamento do mercado cripto fez a XP se retirar do segmento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A XP também informou que vai interromper os serviços de abertura de novas contas e portabilidade. Ou seja, os clientes da XTAGE não poderão enviar seus ativos digitais para outras plataformas de cripto.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Xtage chegou ao mercado em agosto de 2022 oferecendo compra e venda de Bitcoin e Ether. Depois, em outubro daquele mesmo ano, a plataforma adicionou Chainlink e Polygon. Agora, a plataforma chega ao fim menos de um ano depois de seu lançamento.

Vale ressaltar que a XP já tinha lançado uma plataforma de criptomoedas chamada XDEX em 2018. No entanto, assim como a XTAGE, a XDEX encerrou suas operações em 2020.

O anúncio surpreendeu o mercado de criptomoedas brasileiro devido ao curto prazo para liquidação dos ativos.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.