Categorias Mercado

Xapo torna-se primeiro banco a adotar a Lightning Network

O Xapo Bank, sediado em Gibraltar, tornou-se o primeiro banco do mundo a adotar a Lightning Network. Com isso, o banco permitirá que seus clientes façam pagamentos em Bitcoin (BTC) de forma instantânea e sem custos.

Para adotar a Lightning, o banco fechou uma parceria com a Lightspark, a startup liderada pelo ex-líder de criptomoedas do Facebook David Marcus. A startup ajudará o banco a integrar a Lightning e processar os pagamentos.

O Xapo Bank é uma das instituições mais antigas e reconhecidas do mercado de BTC. Seu primeiro produto foi uma carteira digital on-line e uma carteira off-line para armazenamento de longo prazo. Além disso, o Xapo também disponibilizava cartões de débito para compras com criptomoedas.

Em 2021, o banco descontinuou parte dos seus serviços e saiu dos Estados Unidos, mas continuou suas operações. Após conseguir uma licença em Gibraltar, o Xapo tornou-se um banco completo e voltado para desenvolver aplicações com criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Pequenas compras

De acordo com o Xapo, a nova função está em fase de testes e por isso terá algumas limitações. Por exemplo, os clientes só poderão fazer compras de até US$ 100 via Lightning. O objetivo é evitar riscos de perdas de fundos para os clientes. 

A Lightning Network permite pagamentos escaláveis em milhões de transações por segundo em toda a rede, com taxas mais baratas. De certa forma, ela funciona como uma conta-corrente que o cliente pode utilizar para gastar BTC no dia-a-dia. 

“Ao nos integrarmos à Lightning Network, somos o primeiro banco do mundo a agilizar esse processo e permitir que nossos membros paguem pequenas compras com Bitcoin sem tendo que converter para USD primeiro”, disse Seamus Rocca, CEO do Xapo Bank. 

Rocca acrescentou que o Xapo Bank também oferece contas de investimento aos clientes. Nesse sentido, o banco paga uma taxa de juros anual de 4,1% nos depósitos em dólares, mas pretende estender o pagamento ao BTC. Neste caso, a taxa poderá chegar até 1%.

“A Xapo foi um de nossos primeiros parceiros beta fechados, e estamos muito satisfeitos por eles escolherem a solução da Lightspark para enviar e receber pagamentos de forma confiável na Lightning Network sem toda a complexidade e sobrecarga operacional que normalmente vem com a execução de um nó nela” disse David Marcus.

Pelo aplicativo

Os membros do Xapo podem pagar por meio da Lightning através do aplicativo do banco. Essa aplicação funciona da mesma forma que uma carteira, incluindo um código QR. Para fazer o pagamento, basta escanear o código de uma fatura Lightning e enviar o valor em BTC.

Qualquer estabelecimento que adotar a Lightning como pagamento poderá receber BTC via Xapo Bank. A rede possui taxas praticamente irrisórias, mas ainda não é 100% isenta, pois exige alguns satoshis para processar as transações.

Neste caso, cada carteira define quanto vai cobrar de taxas – o valor geralmente não passa de 3%. O Xapo, no entanto, estabeleceu uma taxa de pagamento fixa para 15 sats para proteger os membros de executar transações com altas taxas.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.