Categorias Notícias

Wikipedia chinês usa blockchain para registrar histórico de revisões dos usuários

O desenvolvimento de aplicações em blockchain tem crescido exponencialmente na China e hoje, praticamente todas as grandes empresas .com e também as exclusivamente baseadas em aplicativos para smartphones já anunciaram planos, estudos, pesquisas ou provas de conceito envolvendo a cadeia dos blocos.

A Baidu, maior portal de buscas da China, anunciou diversas vezes seus interesses sobre a exploração dos recursos da blockchain e uma de suas subsidiárias, a Baidu Baike, equivalente ao Wikipedia, já está utilizando a tecnologia DLT para registrar os históricos de revisões feitas no portal, em um movimento que visa trazer transparência e rastreabilidade para o serviço online.

Conforme revelou o site de notícias Coindesk, embora a Baidu não tenha anunciado publicamente a integração, as pesquisas no serviço de enciclopédia já mostram que as revisões anteriores de cada item agora são registradas em uma blockchain com um valor de hash específico.

Em uma conversa no WeChat, um representante do Baidu disse ao portal norte-americano que o recurso blockchain foi divulgado pela primeira vez ao público recentemente, embora o hashing possa ter começado há algumas semanas, com base no timestamp de algumas das primeiras revisões.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como o serviço é implantado na própria plataforma blockchain da Baidu, portanto uma blockchain privada, os dados hash não podem ser acessados ​​para determinar exatamente quais detalhes de uma revisão estão sendo gravados na blockchain – por exemplo, se eles incluem o horário da revisão, nome do contribuinte e as razões para revisão.

Embora o porta-voz da Baidu tenha se recusado a abordar questões técnicas, ele disse que o objetivo final da integração é ajudar a garantir a credibilidade da enciclopédia, afinal como o Wikipedia, qualquer pessoa pode fazer edições no conteúdo.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.