Categorias Notícias

Webinar de organização ligada ao MCTIC vai debater uso de Blockchain pelo Governo

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) irá promover um webinar no fim de junho para debater o uso da tecnologia blockchain por parte do governo brasileiro.

O debate, intitulado “Vantagens e Desafios do Uso de Blockchain nos Serviços Digitais Prestados pelos Governos”, será realizado no dia 23 de junho, uma terça-feira, às 10h.

Desta forma, segundo a RNP, no webinar serão abordadas diversos temas relacionados à tecnologia. Dentre eles, as funcionalidades exclusivas das estruturas da tecnologia blockchain. Trata-se de ferramentas que não estão presentes em outras tecnologias. Por isso, podem beneficiar os serviços digitais prestados pelo governo.

Vantagens e riscos da blockchain serão abordados

Vale ressaltar que as principais vantagens da blockchain são transparência, descentralização, segurança e capacidade de rastreamento de dados. Então, o debate irá versar sobre as vantagens e também os riscos na adoção da blockchain.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Diversas facetas serão consideradas, tais como as vantagens e riscos da adoção, a escolha de plataformas, a partir dos tipos de algoritmos de consenso e procedimentos de autenticação, além dos mecanismos de regulação e barreiras existentes para a adoção em nível de governo”, diz o anúncio sobre o webinar da RNP, divulgado recentemente.

O webinar será gratuito e destinado a gestores públicos, entusiastas da tecnologia, pesquisadores e desenvolvedores em TICs (Tecnologia, Inovação e Comunicações). 

Sobre a palestrante e a debatedora

Duas mulheres serão responsáveis pelo debate. Assim, a palestrante do webinar será Tatiana Revoredo e a debatedora será Fabíola Greve.

Revoredo atua como CSO na The Global Strategy, uma empresa americana de relações públicas e pesquisa. Além disso, ela também atua como Liaison do Observatório Europeu do Direito e é membro fundadora da Fundação Oxford de Blockchain.

Já Greve é professora titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É ainda doutora em Ciência da Computação pela Université Rennes I e pós-doutora na Paris-Sorbonnes Universités, França.

Leia também: Projeto de Lei no Brasil torna obrigatório registro de documentos e imóveis em blockchain do CNJ

Leia também: Novo candidato a ser Satoshi Nakamoto traficava drogas para Pablo Escobar

Leia também: Grayscale explica porque comprou mais de R$ 20 bilhões em Bitcoin

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.