Categorias Notícias

Warren Buffett volta a atacar o Bitcoin

O bilionário Warren Buffett soltou comentários recentes nos quais voltou a criticar o Bitcoin, embora tenha elogiado a tecnologia blockchain.

De acordo com o portal de notícias CoinDesk, o presidente e CEO do conglomerado multinacional Berkshire Hathaway reiterou suas opiniões de longa data sobre o Bitcoin à apresentadora Becky Quick, da CNBC. Buffett classificou a forma como algumas pessoas enxergam a criptomoeda de “uma ilusão”.

“A blockchain é algo engenhoso e importante, mas o Bitcoin não tem valor por si só”, disse Buffett. “Não produz nada, você pode olhar para ele o dia todo e isso não vai gerar mais Bitcoins ou algo assim.”

Reconhecendo que o Bitcoin e a blockchain foram explicados a ele por outros, Buffett acrescentou:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“As pessoas esperam que algo assim mude suas vidas, e é uma coisa muito engenhosa descobrir como ter uma oferta limitada e tornar mais difícil e mais caro criá-las à medida que você avança e todo esse tipo de coisa. Mas a função da blockchain não depende de [Bitcoin].”

Ele não explicou por que considera a blockchain importante.

Buffett comentou também sobre o banco JP Morgan estar lançando sua própria criptomoeda, a JPM Coin. Não ficou claro como o chamado “Oráculo de Omaha” sente-se sobre este caso de uso particular.

Como Buffett, o CEO do JP Morgan Jamie Dimon tem sido um detratores do Bitcoin, notoriamente chamado de “fraude” em 2017 (embora mais tarde ele tenha dito que lamentava o comentário, apesar das reservas em relação ao criptoativo).

“Veneno de rato ao quadrado”

Os pontos de vista de Buffett sobre o Bitcoin são bem conhecidos. Ainda em 2014, ele alertava os investidores para evitarem exposição à criptomoeda.

Em maio passado, ele referiu-se ao Bitcoin como “veneno de rato ao quadrado”, observando que era um “ativo não produtivo”, durante a reunião anual de acionistas da Berkshire. A fala de Buffett foi uma espécie de complemento a do seu sócio Charlie Munger, que classificou o Bitcoin como “veneno de rato”.

“O preço do Bitcoin depende de indivíduos que querem pagar mais por cada moeda do que o pago anteriormente”, disse Buffett na ocasião.

Da mesma forma, ele previu que o Bitcoin chegaria a um “final ruim” em janeiro de 2018, e enfatizou que a Berkshire não teria posição nos futuros da criptomoeda – a Cboe e a CME haviam anunciado os mercados futuros um mês antes, em dezembro de 2017.

Leia também: Bilionário Warren Buffet afirma que Bitcoin é uma bolha

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.