Categorias Notícias

Walltime lança corretora de Bitcoin semi-descentralizada no Brasil

A startup Walltime, que possui uma exchange de criptomoedas que atualmente suporta Real e Bitcoin, anunciou nesta quarta-feira, dia 1º de abril, uma corretora de Bitcoin semi-descentralizada no Brasil, a Walltime Zero (WZ). Isso quer dizer que os clientes da plataforma poderão realizar trocas de criptomoedas por moedas fiduciárias sem a necessidade de criptocustódia por parte da exchange.

De acordo com o anúncio, publicado inicialmente na página da startup no Facebook, o novo produto irá agregar mais segurança e tranquilidade à comunidade cripto. Segundo a Walltime, o conceito “simples e inovador” da WZ tornará a transação semi-descentralizada e mais segura para as duas partes.

“Para tal ser possível, a Walltime se transforma em um “Oráculo de Saída” que vai observar o Blockchain e, se determinada transação ocorrer, vai realizar uma determinada ação”, disse a startup no anúncio.

No white paper do projeto, a Walltime esclarece que o modelo de negociações visa evitar a centralização do criptoativo. Além disso, elimina por completo todos os riscos envolvidos com a custódia de criptomoedas tanto para os usuários do serviço como para o custodiador, como risco de morte dos gerenciadores das chaves, fraude, roubo, hacking ou mal gerenciamento dos fundos.

Conforme consta no documento, nesse modelo a exchange receberia apenas moedas fiduciárias de uma das partes, diferentemente de uma exchange tradicional que recebe criptoativos e moedas fiduciárias de ambas as partes interessadas e as guarda durante o período de troca,

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A parte que deseja trocar criptoativos por moedas fiduciárias (parte “vendedora”) enviaria o criptoativo diretamente para a outra parte interessada em trocar moeda fiduciária por criptoativos (parte “compradora”). Seria verificada então se a transferência foi efetuada no Blockchain e, em caso positivo, seria efetuada uma transferência de moeda fiduciária de sua conta bancária para a conta da parte vendedora”, detalha o white paper.

Passo a passo

No esquema acima, estão os passos de uma negociação semi-descentralizada:

  1. Comprador deposita moeda fiduciária em uma das contas bancárias da WZ (Walltime Zero), informando um endereço de criptoativo, o preço e volume.
  2. A WZ mostra publicamente em seu site um livro de ordens de compra.
  3. O vendedor escolhe uma ordem de compra disponível e faz uma reserva.
  4. É exibido ao vendedor o endereço de criptoativo do comprador e o vendedor faz a transferência diretamente a ele sem passar pela WZ.
  5. A WZ observa a transferência no Blockchain e valida que ela realmente aconteceu.
  6. A WZ faz a transferência bancária do valor correspondente ao vendedor

Leia também: Carteira Calibra é registrada no Brasil

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.