Mercado

Volume de negociação das altcoins é o mais alto desde janeiro de 2021

O volume de negociação das altcoins atingiu seu ponto mais alto desde janeiro de 2021. Na outra ponta, o volume de negociação de Bitcoin está caindo. De acordo com dados de CryptoQuant, a dominância do Bitcoin nas negociações é de apenas de 16% no momento.

A “dominância por volume” é um indicador que mede a porcentagem do volume total de negociação do mercado de criptomoedas e pode ser divido por moeda ou por segmentos, como Bitcoin x altcoins.

Quando esse indicador aumenta para qualquer criptomoeda, significa que essa criptomoeda está observando uma quantidade maior de atividade em relação ao resto do mercado no momento. Isso sugere que determinada moeda está atraindo mais interesse dos investidores no momento.

Por outro lado, valores baixos podem sugerir que a criptomoeda está perdendo espaço no mercado no momento, já que sua porcentagem de volume está caindo. A seguir está um gráfico que mostra a tendência da dominância por volume para todo o setor de altcoins combinado (menos Ethereum), bem como para o Bitcoin, nos últimos dois anos:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Momento é de atenção

Como mostrado no gráfico acima, a dominância por volume do Bitcoin caiu drasticamente recentemente e tocou um valor de apenas 16%. Este é o menor valor que o BTC observou durante os últimos dois anos.

Os altcoins (com exceção do Ethereum), por outro lado, observaram sua dominância subir nas últimas semanas, com o indicador agora tendo um valor de 64%. Isso sugere que o BTC perdeu sua fatia de mercado para esses alts recentemente.

O analista Hououin Kyouma considera essa tendência “muito preocupante”, no entanto. Ele aponta que isso se deve ao fato de que, sempre que houve altas com as negociações de altcoins no topo, elas geralmente não duraram muito tempo e os preços caíram rapidamente.

“Isso pode ser visto claramente no gráfico. Por exemplo, as máximas de 2021 (na primeira e segunda metade do ano) se formaram enquanto os altcoins tinham uma dominância de volume de negociação maior do que o Bitcoin. A última queda da FTX também ocorreu enquanto os alts dominavam o mercado”, afirmou.

Portanto, segundo Kyouma, agora é um momento de atenção e não de comemoração.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.