Categorias Notícias

Volkswagen anuncia investimento de US$4 bilhões para integrar veículo com IoT e IOTA é a principal parceira

A gigante automobilística alemã Volkswagen (VW) anunciou um investimento de cerca de US$4 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para conectar totalmente seus veículos à Internet das Coisas, IoT. Segundo a publicação da agência de notícias Digital Trends, atualmente, os esforços estão concentrados no primeiro automóvel totalmente elétrico da empresa, o ID (que também pode ganhar o nome de NEO), que deve ser lançado comercialmente em 2020.

“Temos uma visão clara: continuaremos a construir veículos muito superiores. Mas daqui para frente, nossos Volkswagens serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas”, disse o membro do conselho da Volkswagen, Jürgen Stackmann.

Uma parte importante desse esforço é a simplificação das unidades de controle dentro do veículo, que em alguns casos, podem ter mais de 70, todas com diferentes linguagens de programação. A nova plataforma reduzirá isso para apenas algumas unidades de controle, todas usando a mesma linguagem de programação e executando em uma nova plataforma de software que a VW chama de “vw.OS “.

Autoridades dizem que esta nova plataforma possibilitará atualizações e upgrades pelo “ar” batizada de “Update Over the Air”. A aplicação permitirá que carros recebam atualizações de software por meio da rede Tangle da Iota, como revelou o Criptomoedas Fácil. O Tangle também permitirá que os vários sensores do carro se comuniquem melhor, como as câmeras de bordo detectando uma vaga de estacionamento aberta, e se comunicando com os vários sensores para estacionar o carro sozinho, sem que o motorista tenha que estacionar o carro sozinho.

Segundo a Volkswagen, a aplicação é parte integrante de um conjunto de sistemas da empresa chamado “Connected Car”. Essa conectividade também visa ajudar os parceiros da concessionária. Por exemplo, ao aceder uma luz no painel identificando um desgaste em alguma peça, automaticamente as autorizadas locais receberiam também a notificação de problema, permitindo ao revendedor oferecer ofertas especializadas para o proprietário do carro com base em seus problemas específicos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Nossos clientes se tornarão parte de um ecossistema que denominamos ‘nós'”, continuou Stackmann. “Este sistema complementa a experiência da Volkswagen sobre rodas e permite que os clientes levem seu mundo ao seu veículo”, acrescentou.

Em janeiro deste ano, como mostrou o Criptomoedas Fácil, Johann Jungwirth, Chief Digital Officer (CDO) da Volkswagen, juntou-se ao Conselho de Supervisão da Fundação IOTA, que também conta com grandes players de gigantes mundiais como Fujtisu e Bosch. A Audi, marca que pertence ao grupo Vokswagen, também vem trabalhando em novos veículos e possui uma parceria com a Iota para explorar soluções de mobilidade, IoT e DLT, assim como uma parceria com a empresa fabricante de hardwares, Nvidia. Parcerias que prevêem o lançamento de um novo modelo da empresa em 2020, possivelmente integrado com direção autonoma e carregamento elétrico.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.