Tecnologia

Vitalik Buterin propõe aumentar em 33% limite de gás do Ethereum

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, expressou seu apoio ao aumento do limite de gas na blockchain Ethereum. Segundo ele, essa medida poderia aprimorar a capacidade da rede de contratos inteligentes.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, organizada pela equipe de pesquisa da Ethereum Foundation em 10 de janeiro, Buterin foi questionado sobre o incremento seguro do limite de gas.

Então, ele recomendou um aumento de 33,3%, propondo elevar o limite de gas do Ethereum dos atuais 30 milhões para 40 milhões.

Conforme destacou Buterin, essa alteração permitiria mais transações em cada bloco Ethereum. Ou seja, melhoraria a capacidade da rede. Além disso, Buterin destacou que o limite de gas atual, fixado em 30 milhões, permanece inalterado por quase três anos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O limite de gas no Ethereum representa o esforço computacional máximo que pode ser gasto no processamento de transações ou execução de contratos inteligentes em um único bloco. Gas é a taxa necessária para realizar uma transação ou executar um contrato no blockchain.

Define-se um limite de gas para garantir que os blocos não sejam muito grandes, o que afeta o desempenho e a sincronização da rede.

“Honestamente, acho que fazer um aumento modesto no limite de gás ainda hoje é razoável”, disse Buterin durante a 11ª AMA da equipe de pesquisa.

Buterin propõe mudanças na rede Ethereum

Martin Köppelmann, cofundador da Gnosis, observou que aumentar o limite de gas também elevaria os requisitos operacionais para os nodes, provavelmente exigindo mais custos.

No entanto, ele acredita que os benefícios de um limite de gas mais alto, como a melhoria da eficiência e capacidade da rede, superam essas potenciais questões.

Enquanto isso, Jesse Pollak, líder de protocolos da Coinbase, também expressou forte apoio à mudança. Ele afirmou: “Sou totalmente a favor do aumento do limite de gas do Ethereum para 40-45 milhões. Temos espaço na rede e será benéfico para todas as partes”.

Ao contrário de várias mudanças no Ethereum que exigiram hard forks, o aumento do limite de gas no bloco Ethereum pode ocorrer por meio dos validadores ajustando as configurações de seus nodes.

Desde o início da rede de contratos inteligentes em 2015, o limite médio de gas era de aproximadamente três milhões. Esse limite tem aumentado ao longo do tempo, refletindo o aumento do uso e adoção da rede.

Limite médio de gás Ethereum ao longo do tempo. Fonte: Etherscan

Essa proposta visa acompanhar a crescente demanda e promover uma rede mais eficiente. O Ethereum agora aguarda a resposta da comunidade e dos validadores quanto à implementação desta mudança.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.