Categorias Tecnologia

Vitalik Buterin lista ideias ‘valiosas’ para desenvolvedores trabalharem

O cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, listou várias ideias nas quais, segundo ele, vale a pena trabalhar. Ele abordou o assunto no ETH Seoul 2022, um evento focado em Ethereum e blockchain realizado na Coreia do Sul.

Em primeiro lugar, o mentor da rede ETH encorajou os desenvolvedores a criar rollups. Esse é um tipo de solução de dimensionamento que envolve realizar transações em diferentes camadas e apresentá-las como uma única transação.

Além disso, ele destacou o crescimento das tecnologias de conhecimento zero e a união delas com os rollups, os zk-rollups. De acordo com Buterin, os zk-SNARKs são “extremamente” eficazes em dar aos usuários privacidade e escalabilidade.

Ao mesmo tempo, o protocolo preserva a segurança, comparável ao que as blockchains estão tentando fazer. Ele acrescentou ainda que as provas de conhecimento zero podem realmente funcionar como um complemento às blockchains.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“As blockchains visam fornecer muita segurança, mas em troca, eles sacrificam a privacidade e a escalabilidade. Por outro lado, os zk-SNARKs devolvem a privacidade e a escalabilidade. Então, construa aplicativos ZK”, disse Buterin.

Ideias de Buterin

Buterin também frisou que já existem algumas tentativas de criar protocolos focados em preservar a privacidade. Por exemplo, existe o Proof of Humanity (PoH), um sistema de verificação de identidade social para humanos desenvolvido na blockchain Ethereum.

“No Ethereum, estamos começando a ter cada vez mais desses protocolos. Eles estão emitindo algum tipo de atestado em endereços específicos para dizer algo sobre a pessoa que controla esse endereço”, disse ele.

O Proof of Attendance (POAP), um protocolo que cria crachás digitais por meio da blockchain, é outro projeto desse tipo. Este protocolo pode confirmar que um endereço pertence a alguém que participou de um evento sem revelar a identidade da pessoa.

Buterin também encorajou os desenvolvedores a considerarem trabalhar em tokens soulbound. Estes são tokens que não podem ser vendidos ou separados de seus proprietários.

Ademais, outra área citada por ele tem relação com o financiamento de bens públicos. Ele observou que os Bitcoiners já têm um financiamento de bens públicos chamado financiamento quadrático.

No entanto, ele disse haver oportunidades para melhorar o financiamento quadrático, tornando o mecanismo melhor e aumentando a segurança e a privacidade.

Por fim, Buterin disse que os devs devem buscar uma melhor governança de organização autônoma descentralizada (DAO). Conforme afirmou ele, o atual modelo de governança em DAOs é centralizado e pode ser atacado devido à governança baseada em moedas possuídas.

Leia também: GP do Brasil de Fórmula 1 lança NFTs pela primeira vez na história

Leia também: Queda do dólar acentua baixa do Bitcoin. ETH, BNB e AVAX registram alta no mercado

Leia também: AVAX prepara novo rali de alta após quebrar resistência e pode se valorizar até 35%

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.