Categorias Notícias

Vitalik Buterin: Ethereum 2.0 executará 100.000 transações por segundo

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou que a rede irá impulsionar o número de transações por segundo (TPS) em sua versão Ethereum 2.0. Com isso, conseguirá alcançar 100 mil transações por segundo. 

Portanto, conforme informou, a questão da escalabilidade do Ethereum deve deixar de ser um problema em breve. Já que a versão 2.0 foi projetada justamente para melhorar a escalabilidade e o desempenho da blockchain, à medida que passa do mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) para Prova de participação (PoS).

O anúncio foi feito em um tuíte, publicado por ele no dia 30 de junho:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A escala ETH2 para dados estará disponível antes da escala ETH2 para a computação em geral. Isso implica que os rollups serão o paradigma de escala dominante por pelo menos alguns anos: primeiro ~ 2-3k TPS com eth1 como camada de dados, depois ~ 100k TPS com eth2 (fase 1)”, declarou.

Sobre rollups, o que Buterin que dizer é que as soluções de segunda camada aumentarão a velocidade da rede antes que as atualizações sejam implementadas diretamente na blockchain.

O lançamento da rede 2.0 ainda não tem uma data para acontecer. O lançamento inicial estava previsto para ocorrer em janeiro, mas houve um atraso. Além disso, conforme Buterin enfatiza no tweet, a transição não ocorrerá da noite para o dia.

Milhares de transações por segundo

Um das respostas recebidas por Buterin veio do CTO da Block.One, empresa por trás do EOS, Daniel Larimer. Ele perguntou quantas transações sequencialmente dependentes por segundo o Ethereum poderia processar.

Para isso, Buterin respondeu que, potencialmente, milhares de transações:

“Na verdade, os rollups também podem potencialmente subir para milhares ou mais nessa dimensão”, pontuou.

Endereços com saldo em ETH diferente de zero crescem

Conforme informou a empresa de dados e análises de criptomoedas Glassnode nesta quinta-feira, dia 2 de junho, o número de endereços com saldo diferente de zero em ETH alcançou a marca de 42.668.818. 

O ATH [All Time High] anterior, de 42.665.530, foi observado ainda no dia 2, informou a Glassnode.

Isso mostra um possível aumento de interesse pela segunda criptomoeda mais popular do mercado.

Leia também: Mais de 11.000 Bitcoins estão emitidos na rede Ethereum

Leia também: Números da Ethereum atingem máximas históricas durante preparação para atualização

Leia também: Ethereum 2.0 acumula mais de 400 nós ativos em rede de teste

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.