Categorias Notícias

Vitalik Buterin, criador do Ethereum, é contra a adoção do Bitcoin por El Salvador

Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, discordou da maneira como o governo de El Salvador está promovendo a adoção do Bitcoin (BTC).

Assim, o programador russo-canadense também criticou os maximalistas do BTC que aplaudem cada movimento do presidente Nayib Bukele desde que ele anunciou seu plano para que a criptomoeda se tornasse moeda legal.

Portanto, o argumento de Buterin é que obrigar o lojista a aceitar a criptomoeda é uma medida que vai contra os ideais de liberdade que ele acredita que deveriam ser defendidos pela comunidade dos criptoativos.

Assim, Buterin, uma das pessoas mais proeminentes no ecossistema da criptomoeda, foi ao Reddit pela primeira vez para se referir à Lei Bitcoin de El Salvador.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Portanto, o desenvolvedor criticou o artigo 7º da Lei Bitcoin que diz que  “todo agente econômico deve aceitar o Bitcoin como forma de pagamento quando este lhe for oferecido por quem adquire um bem e um serviço”.

A única exceção será para aqueles que “de fato” não têm acesso às tecnologias que permitem a execução de transações em BTC.

Bitcoin

Assim, embora o artigo obrigue os comerciantes a aceitar BTC, Bukele insistiu em apontar que o uso da criptomoeda é opcional.

No entanto, já foi dito que este não é o caso dos comerciantes, que são obrigados a aceitar pagamentos em Bitcoin, conforme noticiado pela mídia de El Salvador.

Assim, uma vez recebido o pagamento em BTC, os comerciantes têm a opção de trocá-los por dólares instantaneamente, sem custo de comissão, por meio do caixa do governo Chivo Wallet.

Portanto, Buterin defende que o fato de as empresas terem de aceitar compulsoriamente uma criptomoeda específica é contrário aos ideais de liberdade que deveriam ser importantes para o espaço dos criptoativos.

Além disso, essa tática de levar o BTC a milhões de pessoas em El Salvador ao mesmo tempo, quase sem nenhuma tentativa anterior de educação, é imprudente e corre o risco de um grande número de pessoas inocentes serem hackeadas ou enganadas.

Assim, o renomado programador usa o termo “maximalistas de Bitcoin” para se referir aos bitcoiners que apoiam os planos de Bukele e os aponta como co-responsáveis ​​por coisas que podem dar errado.

Para Buterin, uma adoção apressada, sem qualquer educação, expõe as pessoas que entram em contato com o BTC pela primeira vez aos riscos de serem hackeadas ou fraudadas.

Leia também: Mercado amanhece em baixa e Bitcoin volta ao valor de US$ 54 mil

Leia também: Bitcoin ajuda mulheres do Afeganistão a escapar do Talibã

Leia também: ETF brasileiro de Bitcoin acompanha valorização do mercado e dobra de valor

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.